Imprimir esta página
Segunda, 12 Setembro 2016 11:19

UPA 2016

Escrito por

FOP faz demonstração de técnica de primeiros socorros na UPA

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp inova em seu estande na Universidade de Portas Abertas (UPA), que aconteceu neste sábado (10), na Unicamp. Alunos de pós-graduação, da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, interagiram com o público mostrando os procedimento de primeiros socorros. Eles levaram um boneco, o qual é utilizado na aula de Farmacologia para demonstrar os procedimentos ensinados na faculdade para ressuscitar, para massagem cardíaca e para primeiros socorros do paciente. “Estamos priorizando as informações básicas de como realizar a manobra. Não temos como intenção capacitar a pessoa aqui e, sim, informar e instigar as pessoas a buscarem aprender o procedimento, pois uma parada cardiorrespiratória pode acontecer em qualquer lugar. Nosso objetivo é promover o interesse. Estamos mostrando como isso se aplica na odontologia, que nosso campo de atuação não fica restrito apenas a boca. Mostramos como funciona o sistema do paciente, se ele entra em uma parada cardiorrespiratória, qual procedimento deve ser utilizado. Devemos estar preparados para atender o paciente para que não fique sem assistência, caso venha a ter algum mal súbito”, disse Bruna Leticia Basso, monitora e aluna segundo ano.

Além dos procedimentos de primeiros socorros, no estande da FOP, montado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM),  sob a coordenação da professora Dagmar de Paula Queluz, cerca de 40 monitores interagiram com os visitantes, por meio de mesas clínicas, contendo informações sobre a boca. Em três salas, os alunos tiveram contato com anatomia dental, cárie dental, preparos cavitários, periodontia, substituição parcial dos dentes, entre outros temas. “Percebemos que a grande maioria dos alunos decidem por odontologia em função do consultório. Contudo, estamos mostrando que a odontologia vai além da parte clínica, tem outras opções de mercado de trabalho, tais como odontolegista. Na FOP, os alunos entram pensando em dar sequência aos estudos cursando a pós-graduação. Esse pensamento se dá, em função da conscientização, pois já sabem que a instituição possui uma pós-graduação de excelência”, revela a professora.

Andressa Angeleli, de Brotas, disse que tem intenção de fazer odontologia. “Dá um pouco de medo porque vou trabalhar com saúde. Mas, é muito gratificante devolver um sorriso para uma pessoa”, contou.

Unicamp de Portas Abertas (UPA) é um evento anual em que, a Universidade abre suas portas a estudantes de ensino médio e fundamental de todo o País. O objetivo é oferecer a eles a oportunidade de conhecer uma das mais importantes instituições de ensino superior.

Galeria de Imagens