Quarta, 14 Setembro 2016 10:38

FOP participa da UPA 2016

Escrito por
No dia 10 de setembro de 2016, desde cedo, ônibus de diferentes estados e cidades estavam estacionados nos campus da Universidade trazendo jovens de muitas escolas que se inscreveram para participar da programação da UPA - Unicamp de Portas Abertas 2016 e conhecer de perto os cursos e unidades da UNICAMP. Visitaram também familiares, professores, profissionais de educação e demais interessados. Em todas as unidades, houve grande movimentação.
 
A UPA integra Universidade e comunidade e mostra aos futuros alunos o que faz em ensino, pesquisa e extensão. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. A UNICAMP deseja cada vez mais democratizar o acesso ao ensino. O objetivo é abrir as portas da Universidade, demonstrar seus cursos e auxiliar os alunos na escolha profissional, de modo a tornar o ingresso na instituição mais consciente.
 
A FOP participa desde 2002 junto à UPA em Campinas, com a coordenação e colaboração da Profa Dagmar do departamento de Odontologia Social. O curso de Odontologia, localiza-se no Campus de Piracicaba e tem duração de 5 anos. 
 
Mais de 25 monitores (alunos de graduação e pós-graduação) da FOP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba, apresentaram vídeos, mesas clínica, painéis das grandes áreas: Básica, Pré-Clínica, Clínica, Social. Esclarecem as dúvidas dos visitantes, abordando sobre o curso, o mercado de trabalho - destacando que o cirurgião-dentista além de atuar em consultório tem inúmeras outras opções.
 
Profa Dagmar destaca a importante colaboração dos monitores/alunos da FOP; sem os quais não seria possível a FOP ser representada neste evento.
 
Esse ano tivemos inovações, citando algumas que atraiu um bom público: ensino de primeiros socorros (farmacologia e terapêutica), casos clínicos de semiologia e patologia (que cuida do tratamento de doenças e realiza entre outros trabalhos, biópsias e estudos práticos sobre enfermidade), odontologia legal enfocando a identificação humana; e as outras grandes áreas citadas acima.
 
Destaco a presença de alunos do 1º ano da FOP com fantasia de dente, e convidando os visitantes a conhecerem mais sobre o curso de Odontologia. 
 
Os visitantes não escondiam a curiosidade e ficavam observando atentamente as mesas clínicas, muitas vezes fazendo questionamentos aos monitores da FOP.
 
Fica aqui o convite para participarem na UPA 2017. VENHAM !!!!!!!