Terça, 20 Setembro 2016 10:44

Colóquio

Escrito por

Vírus e bactérias: surpresas no nosso cotidiano - Professora Silvia Gatti - Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)

O corpo humano é constituído por 10 trilhões de células onde coexistem 100 trilhões de bactérias que vivem simbioticamente em partes de nossos sistemas digestório, respiratório, geniturinário, olhos e pele. São milhares de espécies de bactérias que constituem o que se denomina microbiota (e seus genes o microbioma): um verdadeiro sistema ecológico altamente diversificado que é fundamental para a nossa saúde pois nos protege contra outras bactérias que causam doenças, auxiliam na ação do sistema imune e na nutrição. Logo no momento do parto inicia-se a instalação dessas bactérias no nosso organismo. Porém, alterações nessa comunidade microbiana podem causar doenças, como alergias, doenças inflamatórias, obesidade e até mesmo o diabetes. 
 
Se este mundo das bactérias nos parece, na maioria das vezes, imperceptível aos nossos olhos, já que só os percebemos quando nos trazem problemas (doenças), como seria o mundo dos vírus? Estes são sempre considerados vilões já que estão associados a doenças como gripe, resfriados, dengue, aids e muitas outras. No entanto, a maioria dos vírus não causa doenças: muitos estão associados à evolução e diversidade dos seres vivos e outros têm um papel ecológico fundamental para a vida na terra. Será que nossa alimentação, nossos hábitos diários de higiene e cuidados com o ambiente podem ser responsáveis por alterar nossas relações com nossas bactérias e vírus? Será que poderemos um dia ingerir bactérias para reconstituir a microbiota e com isso curar ou evitar doenças?
 
Maria Silvia Viccari Gatti 
 
Mestrado (1983) e Doutorado pela UNIFESP (1994), é professora de Microbiologia (Bacteriologia e Virologia) desde 1983, nos Cursos de Ciências Biológicas, Medicina, Farmácia e Enfermagem da Unicamp. 
 
Área de atuação: Microbiologia, com ênfase em Virologia. Orienta alunos pelo programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Unicamp. Coordenadora de Curso de Graduação por dois períodos, atuando para a melhoria das condições do ensino de Graduação na Unicamp e ampliação de vagas nas Universidades Públicas. Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação pelo Instituto de Biologia da Unicamp (2014). Representante docente em vários órgãos colegiados da Universidade, incluindo o Conselho Universitário (Consu).
 
AGENDE-SE
Quando: 20 de setembro de 2016
Horário: Terça - 19 horas
Local: Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Av. Limeira, 901, Areião - Piracicaba - SP
O que: Colóquio
Link: http://www.50anos.unicamp.br/documents/downloads/coloquios_unicamp_ano50.pdf
Inscrições abertas