Imprimir esta página
Segunda, 19 Setembro 2016 15:06

Jornal da Unicamp

Escrito por

Quando todos são alvos

Dissertação de mestrado profissional desenvolvida pela graduada em enfermagem Elaine Regina Defavari, funcionária do setor de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, município de médio porte do Estado de São Paulo, teve o objetivo de descrever a dengue e avaliar sua distribuição espacial nessa circunscrição, entre os anos de 2008 a 2015, período em que foram identificados 11.397 casos da doença na região urbana.
 
O trabalho foi orientado pela dentista Marília Jesus Batista de Brito Mota, professora do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp, e atualmente docente adjunta da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP).
 
A propósito das motivações que determinaram o estudo, a professora esclarece: “Achamos que a partir da pesquisa o município disporia de uma excelente ferramenta de georreferenciamento que, localizando as áreas de maior concentração de casos de dengue, poderia auxiliar nas estratégias de prevenção da doença. Pensamos inicialmente em identificar áreas em que houvesse maior incidência do mosquito da dengue em que, em decorrência, haveria maior ocorrência da doença e que, por isso, exigiriam atuação mais específica do poder público”. A hipótese de partida, que orientou o trabalho, era a de que a dengue estaria associada à exclusão social, ou seja, se concentraria nos locais e bairros com populações de níveis socioeconômicos mais baixos.
 
Entretanto, os dados se revelaram surpreendentes: no centro urbano, uma das áreas de maior nível socioeconômico, foi encontrada ao longo dos anos uma das maiores incidências de casos de dengue, embora se constatasse, a partir de 2010, o alastramento da doença por todas as regiões do município, mesmo ocorrendo variações porcentuais de casos em várias localidades no período estudado. Esta constatação levou as pesquisadoras a brincar, dizendo que “o mosquito da dengue não é preconceituoso e não respeita nível socioeconômico”.
 
Matéria completa acessar o endereço: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/669/quando-todos-sao-alvos