Segunda, 01 Dezembro 2014 00:00

Edital Universal do CNPq

Escrito por
Os Pós-Doutorandos Antônio Filho e Aline de Castilho, e o prof. Valentim Os Pós-Doutorandos Antônio Filho e Aline de Castilho, e o prof. Valentim

O Edital Universal do CNPq é lançado anualmente e tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento. Neste ano, o edital teve 3 faixas de financiamento (30, 60 e 120 mil reais), com diferentes requisitos e critérios dos pesquisadores em cada faixa. Ressalta-se o alto nível de competitividade neste processo, que envolve pesquisadores de todo o Brasil e recursos limitados frente à demanda.

Em 2014, a FOP teve 5 projetos aprovados na Faixa A (R$ 30 mil), que se destina exclusivamente a pesquisadores que obtiveram o título de doutor a partir de 2007 inclusive. O Prof. Valentim Adelino Ricardo Barão aprovou o projeto intitulado “Tratamento de superfície de Ticp por meio de oxidação por plasma eletrolítico e plasma de descarga incandescente: caracterização e formação de biofilme multiespécies.”, que objetiva investigar a formação de biofilme multiespécies em discos de titânio com superfície modificada por meio da oxidação por plasma eletrolítico e plasma de descarga incandescente. Espera-se que o conhecimento gerado possibilite avançar no estabelecimento de superfícies bioativas para implantes dentários e num melhor entendimento da adesão de biofilme oral aos biomateriais. A equipe deste projeto conta com a participação do Prof. Dr. Nilson Cristino da Cruz, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – UNESP, do Dr. Antônio Pedro Ricomini Filho, Pós-Doutorando da Cariologia, e do Mestrando Adaías Matos Oliveira, do Programa de PG em Clínica Odontológica.

Outro projeto aprovado foi “Caracterização de um cimento de ionômero de vidro contendo produtos naturais: estudos in vitro e in vivo”, tendo como responsável a Pós-Doutoranda Aline Rogéria Freire de Castilho, da área de Farmacologia. A equipe deste projeto conta com a participação do Prof. Pedro Rosalen, FOP-UNICAMP, Prof. Ramiro Mendonça Murata, da Herman Ostrow School of Dentistry, University of Southern California e da Profa. Simone Duarte, da New York University. O estudo, pioneiro na incorporação de compostos de origem natural ao cimento de ionômero de vidro, é uma alternativa relevante na Odontologia, considerando-se a funcionalidade do material, sua biocompatibilidade, seu custo econômico, a abrangência de sua utilização e a possibilidade de recomendação também em serviços de políticas de saúde pública.

O Pós-Doutorando Antônio Pedro Ricomini Filho, da área de Cariologia, aprovou o projeto intitulado “Papel energético de polissacarídeos intracelulares e extracelulares produzidos por Streptococcus mutans e importância na cariogenicidade do biofilme dental”. Como o papel relativo dos polissacarídeos intra e extracelulares no desenvolvimento de cárie é desconhecido, o projeto visa avaliar se eles atuam como reserva energética para as bactérias do biofilme, e qual a relação com a cariogenicidade do biofilme. Além de análises microbiológicas e bioquímicas, será realizado o estudo do transcriptoma de S. mutans para verificar a expressão de genes relacionados à degradação desses polissacarídeos e ao metabolismo energético. A equipe envolvida no projeto conta ainda com a participação do Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury, da área de Cariologia do Programa de PG em Odontologia e da aluna de Mestrado Bárbara E. Costa Oliveira.

Com o objetivo de desenvolver uma camada de polímero reabsorvível sobre o titânio a fim de possibilitar a incorporação de fármacos osteogênicos nos implantes dentários para acelerar e melhorar a osseointegração, o Pós-Doutorando Plinio Mendes Senna, da área de Prótese Parcial Removível, aprovou o projeto intitulado “Desenvolvimento de cobertura polimérica biodegradável sobre o titânio para melhorar a resposta tecidual”. O desafio é criar uma camada que seja resistente ao processo de inserção dos implantes, tenha rápida dissolução e seja biocompatível. A equipe deste projeto conta com a participação da Profa. Altair Del Bel Cury, FOP-UNICAMP, e da aluna de Doutorado do Programa de PG em Clínica Odontológica, Cindy Goes Dodo.

A Pós-Doutoranda Taís de Souza Barbosa, da área de Odontopediatria, aprovou o projeto intitulado “Avaliação da função mandibular, performance mastigatória e biomarcadores salivares em adolescentes com DTM associada à dor”, cuja equipe conta com a participação da aluna de Mestrado do Programa de PG em Odontologia Camila Nobre de Freitas. A relevância do projeto está baseada no conhecimento das características da dor associada a DTM em adolescentes, o que poderia auxiliar no planejamento de estratégias em saúde visando a prevenção e tratamento precoce desta condição, baseado na real necessidade destes indivíduos (percepção individual).

A Profa. Cínthia Tabchoury, Coordenadora Geral dos Programas de PG da FOP, afirma que esta importante conquista, além de atestar a qualidade dos projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos na FOP e assegurar a destinação de relevante verba para estes projetos, também envolve e estimula pesquisadores jovens que estão iniciando sua carreira científica.