Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Ciência & Arte nas Férias (CAF) 2017 – Professores da FOP participam Destaque

Ciência & Arte nas Férias (CAF) 2017 – Professores da FOP participam

A cerimônia de abertura da 15ª edição do Ciência & Arte nas Férias (CAF), ocorreu em 04.01.2017 no auditório lotado da Faculdade de Ciência Médicas (FCM), com 220 estudantes de 73 escolas públicas de ensino médio de Campinas, Limeira e Piracicaba. As atividades foram desenvolvidas durante o período de férias escolares 4de janeiro a 3 de fevereiro de 2017 no horário das 8h30 às 17h30, e nas quartas vão a UNICAMP/Campinas), sob a supervisão de professores/pesquisadores da UNICAMP.

Na abertura e no encerramento tivemos a participação de representantes da UNICAMP, Prefeitura Municipal de Campinas, das Diretorias Regionais de Ensino, etc.

A UNICAMP criou o programa CAF, que durante os meses de férias escolares de verão traz ao campus estudantes de escolas públicas de ensino médio da região de Campinas para um estágio em seus laboratórios. Todas as grandes áreas do conhecimento estão envolvidas: Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. Neste estágio os estudantes se envolvem com os desafios atuais da ciência e da arte, com a metodologia do trabalho científico e da criação artística e com o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa.

O Programa CAF-2017 tem como objetivo, despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas onde haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de Pesquisa e as diferentes formas de expressão artística.

O CAF 2017 teve um aumento na participação de professores nesta edição.  Profa. Dagmar e Prof. Francesquini, juntos com seus monitores, voluntários, alunos do PIBIC EM, de graduação, de mestrado e doutorado desenvolveram projetos durante o CAF 2017.

A professora Dagmar destaca a importância dos alunos participarem do CAF 2017 e descobrirem o quão importante é o conhecimento. Comenta que uma das funções do CAF é mostrar ao estudante de escola pública que a UNICAMP é uma meta possível, e está aberta para todos. Destaca que a alegria era visível nas fisionomias dos alunos durante a cerimônia de encerramento. As experiências enriquecedoras e inesquecíveis serão lembradas sempre pelos alunos.

“O projeto CAF (ciência e arte nas férias) em sua segunda edição é muito importante, pois, permite ao estudante de segundo grau visualizar toda a ciência desenvolvida na UNICAMP, bem como, da forma como foi estruturado, motiva os estudantes a buscarem uma futura profissão. Na área de Odontologia Legal, os estudantes puderam conhecer todos os meandros do processo de identificação humana, se dedicando diretamente na determinação do sexo, e ancestralidade e estimativa da idade e estatura, da forma padronizada da Interpol (2014), além é claro, de conhecer todo o processo para se determinar a identidade”, conta o professor Francesquini.

            A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 3 de fevereiro, no Centro de Convenções da UNICAMP, e foi marcada pela confraternização entre os alunos e a apresentação dos pôsteres no ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF).

Esse ano o bolsista Daniel Milanéz - bolsista da professora Dagmar - foi eleito para ser o orador, representando os alunos especiais que participaram desta 15ª edição, e destacou que o Programa oferece a oportunidade para ampliar os horizontes quanto ao futuro. 

Para maiores informações visite:

https://www.prp.unicamp.br/pt-br/noticias/prp-promove-15a-edicao-do-ciencia-arte-nas-ferias

 https://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2017/docs/programacao_caf_2017.pdf

 

voltar ao topo