Sexta, 24 Fevereiro 2017 09:37

" Perfil Energético de Pacientes com DTM: Tratamento com Acupuntura"

Escrito por

No dia 20 de fevereiro, a aluna Vera Rasera Zotelli apresentou sua Tese de Doutorado “Efeito da Acupuntura na Disfunção Temporomandibular e no equilíbrio energético dos Meridianos”, sob orientação da Professora Doutora Maria da Luz Rosário de Sousa. A banca composta pelos Professores Dr. Roberto Zamith da UNIFESP, Professora Dra. Marina Cleia Palo Prado da USP e pelos Professores da UNICAMP Dra. Dagmar de Paula Queluz e Dr. João Sarmento Pereira Neto, que aprovaram por unanimidade o trabalho inédito.

“Este trabalho servirá como referência para as demais pesquisas na área pois é o primeiro trabalho realizado na Odontologia com Acupuntura utilizando medida objetivas para avaliação” declarou Prof. João Sarmento.

Nesta pesquisa participaram 40 voluntários adultos com DTM divididos em 2 grupos: de acupuntura real e o de acupuntura placebo não penetrante. O grupo com acupuntura real apresentou medidas energéticas mais favoráveis após o tratamento de 4 sessões. Ressalta-se que no grupo placebo, de acupuntura não penetrante o efeito não foi nulo. Houve diminuição de dor.  Em torno de 70%, semelhante ao grupo real.

Novos estudos estão sendo planejados para avaliação dos efeitos da acupuntura em odontalgias agudas, bem como em cirurgias orais menores.

A FOP mantém um curso de extensão em Acupuntura no primeiro semestre de cada ano, sendo que em 2017 este curso terá início no dia 9 de março, com duração de 4 meses, sempre às quintas-feiras no período da tarde.