Segunda, 17 Julho 2017 10:21

Prêmio

Escrito por

Trabalho de aluna da área de Dentística da FOP fica em 2º lugar em Congresso Internacional nos EUA

O trabalho apresentado pela cirurgiã-dentista e doutoranda Bruna Marin Fronza, do Programa de Pós-Graduação de Materiais Dentários, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, intitulado: Effect of Composite Polymerization Stress on Dentin Micro-Permeability of Restorations, ficou em segundo lugar no “2º Congresso da IAAD” (International Academy for Adhesive Dentistry), realizado na cidade da Filadélfia, Pensilvânia – EUA, nos dias 16 e 17 de junho de 2017. A pesquisa teve como orientador o professor Marcelo Giannini. Esse congresso é realizado cada dois anos.

De acordo com a Bruna, a distinção mostra a qualidade do trabalho e a importância científica que essa pesquisa repercute para a Odontologia.

Docente da FOP foi eleito presidente da IAAD – Nesse mesmo congresso, o professor Marcelo Giannini foi eleito presidente da IAAD (International Academy for Adhesive Dentistry), para o triênio 2019/2021. A posse se dará em 2019 no evento dessa academia que será realizado na Itália. O pesquisador será responsável pela organização do congresso que acontecerá em 2021 no Brasil.

O docente, único brasileiro a integrar o comitê dessa academia de adesivos, atuou como consultor na América Latina, por quatro anos, e teve seu nome escolhido para presidente por unanimidade pelos maiores pesquisadores mundiais da área, como Bart Van Meerbeek (Universidade de Lueven - Bélgica), Junji Tagami (Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio - Japão), Jean-Francois Roulet (Universidade da Flórida - EUA), Markus Blatz (Universidade da Pensivânia - EUA), Mutlu Ozcan (Universidade de Zurique – Suiça), Jin-Ho Phark (Universidade da Califórinia – EUA) e Uwe Blunck (Universidade de Berlin - Alemanha). “Fico muito feliz pelo reconhecimento pelos principais pesquisadores nessa área  e ter visto na minha pessoa um pesquisador de potencial e que pode trazer benefícios para a academia. Eles confiram na minha pessoa para que eu possa conduzir a academia para o futuro”, relata o pesquisador.

Sua principal missão, conta o Giannini, será unir duas academias dessa da área, a IAAD e a IAD (International Congress on Adhesive Dentistry) do Japão. Também pretende aumentar o número de associados. “A Odontologia Restauradora mudou muito com relação aos procedimentos antigos. Hoje, os materiais são adesivos, aderem as estruturas dentais. Pretendo melhorar a qualidade da pesquisa, colocar o Brasil na visibilidade internacional, visto que, temos excelentes pesquisadores no país que trabalham com odontologia adesiva. Nossa preocupação ainda é levar para os dentistas e clínicos aquilo que pesquisamos e como podem ter acesso a essas novidades. Também pretendo trazer o congresso para Piracicaba, para que possa mostrar a FOP para o mundo”, explica.