Quarta, 20 Setembro 2017 08:54

Excelência da FOP-UNICAMP na Avaliação Quadrienal CAPES – 2013-2016

Escrito por

Dos 7 cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e avaliados pela Capes na mais recente avaliação quadrienal, todos ficaram na faixa de notas de 5 a 7, o que os classifica como muito bons ou excelentes. Dois Programas de Pós-Graduação da FOP obtiveram aumento na nota.

A avaliação da Pós-Graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) iniciou em 1976. Conforme o desempenho acadêmico no quadriênio, os cursos recebem notas que variam de 1 a 7. Notas 1 e 2 são consideradas insuficientes e nota 3 corresponde a desempenho médio; notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.

A Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação aconteceu de 3 de julho a 11 de agosto, na sede da CAPES, em Brasília, e teve algumas novidades em relação à última avaliação, realizada em 2013. O período de avaliação passou a abranger quatro anos (2013 a 2016), e não mais três, sendo esta a principal alteração. Outro ponto importante é o uso de dados sobre mestres e doutores formados de 1996 a 2014 para avaliar o impacto social da pós-graduação. Também esta é a primeira avaliação, que teve a Plataforma Sucupira como fonte de dados. A Plataforma Sucupira foi implementada em 2014 e coleta informações de desempenho acadêmico fornecidas diretamente pelos Programas de Pós-Graduação. Houve ainda um período dedicado exclusivamente para a avaliação dos mestrados profissionais.

Os Programas de Pós-Graduação da FOP-UNICAMP tiveram um excelente desempenho na avaliação quadrienal. Os Programas de PG em Biologia Buco-Dental e Radiologia Odontológica ficaram com nota 5. Os Programas de PG em Estomatopatologia e Materiais Dentários mantiveram nota 6. Os Programas de PG em Clínica Odontológica e Odontologia ficaram com nota 7. O Mestrado Profissionalizante em Odontologia em Saúde Coletiva manteve nota 5, que é a nota máxima para os mestrados profissionalizantes.

Desta forma, a FOP teve 2 Programas que aumentaram suas notas em relação à avaliação Capes anterior, os Programas de Radiologia Odontológica (nota 5) e Clínica Odontológica (nota 7). Dentre os 11 Programas atualmente com nota 6 e 7 na área de Odontologia em todo o país, a FOP tem 4 Programas com estas notas, o que representa 36%. Dos 77 Programas Acadêmicos da Área de Odontologia, apenas 3 são nota 7, sendo que destes, 2 estão na FOP.

Nos Mestrados Profissionalizantes, dos 24 cursos da área de Odontologia em todo o país, 3 receberam nota 5, que é a maior nota para os mestrados, e um destes é o Mestrado Profissionalizante em Odontologia em Saúde Coletiva da FOP.

Prof. Matheus Oliveira, atual coordenador do Programa de Radiologia, comentou: “É com grande satisfação que recebemos o aumento da nota para 5 do Programa de Pós-Graduação em Radiologia Odontológica. Dentro do planejamento estratégico que havíamos realizado, mesmo diante das restrições econômicas, acreditamos que maior impacto se deva ao importante aumento do processo de internacionalização e da produção científica qualificada. Agradecemos e parabenizamos a todos os docentes e discentes do programa e, em especial, à coordenadora do quadriênio passado, Prof. Dra. Deborah Queiroz de Freitas França, e da nossa secretaria, Sra. Luciane Aparecida Duarte Sattolo.”

O coordenador do Programa de PG em Odontologia, Prof. Marcelo Meneghim, afirma: "O processo de avaliação dos Programas de Pós-graduação na Área de Odontologia da Capes merece elogios. Não só pela transparência e competência com que o processo foi conduzido, mas por ter realizado uma avaliação qualitativa e abrangente, o que significou valorizar um olhar além da quantidade da produção científica. Ter recebido o conceito 7 pela quarta avaliação consecutiva, reflete a competência dos Coordenadores que me antecederam, o grande empenho dos Professores que participaram e participam da subcomissão, demais Professores, Alunos e Funcionários que, ao longo desse período, fizeram do PPG-O um Programa com reconhecimento internacional, pelo desempenho equivalente ao de centros internacionais de excelência na área pela qualidade e impacto da produção intelectual, pela nucleação e fortalecimento de outros Programas e reconhecida inserção social no país."

A Profa. Cínthia Tabchoury, atual Coordenadora Geral dos Programas de Pós-Graduação da FOP, esclarece que estas notas refletem a liderança da FOP e da Unicamp, assim como toda a dedicação e excelência dos docentes, alunos e funcionários desta instituição. Vale ainda ressaltar o trabalho árduo e de qualidade dos Coordenadores de Programa, juntamente com suas equipes, compostas por secretarias e membros das Subcomissões.