Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Comemoração 60 Anos Destaque

Comemoração 60 Anos

Orquestra Educacional de Piracicaba se apresenta na abertura das atividades comemorativas dos 60 anos de implantação da FOP

 

Uma noite inesquecível, marcada pelo reencontro, recordação e nostalgia. Assim, pode ser resumida a primeira cerimônia comemorativa dos 60 Anos de implantação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. Na noite de 7 de novembro de 2017, no salão nobre “Plinio Alves de Moraes”, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos ex-diretores da FOP, em reconhecimento aos relevante serviços prestados à Unidade. Também houve uma apresentação da “Orquestra Educacional de Piracicaba. O evento contou com a presença de ilustres personagens, como o senhor Antônio Maciente, o mais antigo funcionários da Unidade vivo, hoje, com 97 Anos de idade, além de ex-professores, ex-funcionários, ex-alunos e autoridades da cidade de Piracicaba.

MAR 7707 01A próxima atividade está programada para o dia 7 de dezembro, às 14h. De acordo com propositura do vereador Pedro Kawai, será realizada uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Piracicaba nas dependências da FOP.

MAR 7716 01

A solenidade foi presidida pelo reitor, Marcelo Knobel. O diretor, Guilherme Elias Pessanha Henriques, deu abertura ao evento, que teve início ao cair da tarde com um coquetel oferecido aos homenageados e autoridades na sala de congregação do prédio administrativo. Logo na sequência, sob a regência do maestro Ivan Bueno, ex-aluno da Unicamp, do Instituto de Artes, teve apresentação da Orquestra Educacional de Piracicaba, que interpretou um eclético repertório, composto por clássicos de filmes famosos, como: Perfume de Mulher, de Carlos Gardel; Parque dos Dinossauros, de John Willians e Música Popular Brasileira: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, entre outros sucessos.

O reitor Marcelo Knobel falou da importância da FOP no cenário nacional e internacional. “Tenho muito orgulho de estar na presença daqueles que contribuíram para essa brilhante história dessa Faculdade. A Unicamp muito se orgulha dessa Unidade que continua cada vez mais atuante na vida de Piracicaba e do país”.  

Enilson Sallum, presidente da comissão das atividades do 60 anos da FOP, disse que homenagear os fundadores e ex-diretores da instituição é mais um momento importante de resgate da história da cidade. “Poder reunir a nossa comunidade em torno da música da Orquestra Educacional de Piracicaba e homenagear ex-diretores e fundadores da FOP foi um privilégio, momento único e inesquecível”, destacou.

A Orquestra foi criada em 2013 e reformulada em 2015, tem como objetivo oferecer oportunidade para o desenvolvimento técnico, musical e pessoal, aprimoramento da percepção coletiva, troca de experiências, trabalho em equipe, socialização e integração. Acessível a todas as pessoas a partir de 10 anos. O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos como a música popular brasileira, pop-rock, trilhas sonoras, entre outros.

O diferencial da orquestra é a proposta pedagógica e metodológica que visa à inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais, promovendo meios para o aprimoramento contínuo do instrumento e do fazer musical, através dos variados níveis de conhecimento e habilidade dentro de cada naipe da orquestra. Isto é possível através da elaboração de arranjos que utilizam a metodologia progressiva entre os naipes, oferecendo aos músicos que dominam o instrumento vários desafios e, aos que estão começando a oportunidade de participação conforme seu nível técnico; e também pela parceria solidária e benéfica entre os que têm mais experiências e aqueles com menos experiência. O resultado desta proposta pedagógica é surpreendente: cada músico contribuindo com suas habilidades e experiências participam da elaboração de um resultado final extremamente agradável, que é audível a todos e que apresenta todos os responsáveis pela sua elaboração com o mesmo grau de importância.

voltar ao topo