Imprimir esta página
Quarta, 08 Novembro 2017 11:38

Cepae promoveu palestra sobre LIBRAS

Escrito por

No dia 1 de novembro de 2017, o Centro de Pesquisas e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), recebeu a professora Samantha Daroque, fonoaudióloga e docente da UNESP, a convite da área de Psicologia Aplicada, esteve na disciplina de Odontologia Social (DS 061)  apresentando uma importante palestra  sobre LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) aos alunos do 3º ano de graduação. 

Além da importância dessa linguagem na sociedade e, em especial no atendimento odontológico, foram abordados aspectos relacionados à inclusão dos surdos na sociedade e a capacidade de interação dos mesmos. 

Os alunos, muito atentos, fizeram várias perguntas e puderam, inclusive, ao final da apresentação, interagir com a apresentadora na liguagem de sinais.

A mensagem deixada revela que a presença dos surdos na sociedade é cada vez maior graças a inclusão e também aos avanços da medicina que, felizmente aumentam suas perspectivas de atuação na sociedade. Consequentemente é cada vez mais frequente sua presença nos consultórios odontológicos. Assim é fundamental a capacitação do Cirurgião dentista para a comunicação com os mesmos.Os surdos já são uma expressiva parcela atuante na sociedade e o respeito às suas capacidades e conquistas é uma obrigação cidadã de todos nós um direito humano dos surdos.