Imprimir esta página
Quarta, 08 Novembro 2017 11:44

Premiação

Escrito por

Prof. da FOP é reconhecido como fellow e alunos são premiados em Congresso da Academia de Materiais Dentários

O professor Marcelo Giannini, da área de Dentística da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi nomeado Fellow pela Academia de Materiais Dentários. A nomeação se deu por sua contribuição como pesquisador e orientador na área de Materiais Dentários. A entrega da placa aconteceu em cerimônia realizada no Congresso Anual da Academia de Materiais Dentários, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de outubro na cidade de Nuremberg, na Alemanha.

Premiação – Trabalho de Bruna Marin Fronza, aluna de doutorado do Programa de Materiais Dentários, recebeu o 1º lugar no prêmio Paffenbarger Award, no congresso citado acima.

brunaA Academia de Materiais Dentários foi fundada em 1941 por profissionais interessados no desenvolvimento e aplicação de novos materiais na Odontologia. A Academia promove anualmente um congresso internacional, sendo o mais importante encontro da área. A premiação Paffenbarger Student Research Award foi criada em 1987 para reconhecer anualmente o melhor trabalho na área de Materiais Dentários desenvolvido por estudantes. 

“Para mim, esse prêmio representa o reconhecimento de todo o esforço e dedicação durante a pós-graduação. O desenvolvimento desse projeto foi desafiador, por um período não tivemos resultados iniciais positivos e foram necessárias várias tentativas e aprimoramento para alcançarmos esses resultados. Todo aprendizado e amadurecimento profissional são os maiores frutos disso, mas com certeza termos o nosso trabalho premiado por uma Academia de alto nível é gratificante e incentivador”, disse.

O trabalho "Modificação da interfase entre partícula de carga e matriz resinosa de compósitos restauradores utilizando nanogéis reativos", apresentado por Bruna, propõe um novo tratamento de superfície para partículas de carga em compósitos resinosos, usualmente tratadas apenas com um agente silano para união das fases inorgânica e orgânica do material. No nosso estudo, é desenvolvida uma interfase utilizando nanogéis reativos, que serve não apenas como ligação química mas também é capaz de modular e reduzir as tensões de polimerização do material, um problema em grande foco na área pois tem efeitos deletérios às restaurações diminuindo sua longevidade clínica. 

O trabalho foi desenvolvido como parte de sua tese de doutorado, realizado em parceria com a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, durante o meu período de estágio no exterior. O trabalho tem orientação do Prof. Dr. Marcelo Giannini e do Prof. Dr. Jeffrey Stansbury, que foi seu supervisor na Universidade do Colorado. 

De acordo com o Prof. Giannini, essa é segunda vez que um aluno dele recebe essa premiação. Em 2004, o aluno André F. Reis, na época aluno de doutorado do Programa de Clínica Odontológica e atualmente Prof. da Universidade de Guarulhos também recebeu esta premiação de primeiro lugar.

Destaca-se que a aluna de Pós-Doc Dayane Carvalho R. S. de Oliveira, também do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários da FOP-UNICAMP, foi premiada neste mesmo evento como terceira colocada nesta mesma competição do Paffenbarger Student Research Award. Embora toda crise atual que afeta os recursos para pesquisa no Brasil, a FOP-UNICAMP foi muito bem representada neste evento e mostrou para o mundo seu potencial de pesquisa, inovação tecnológica e formação de profissionais na área da Odontologia. Para finalizar, o Prof. Giannini destaca a importância da FAPESP que suporta as bolsas de ambas premiadas: “agência de fomento séria que investe muito na formação de recursos humanos de qualidade, na ciência e tecnologia”.