Terça, 28 Novembro 2017 14:53

Obra

Escrito por

Lançamento do livro de “Psicologia da Saúde em Odontologia” em comemoração aos 60 anos da FOP

Os professores Antônio Bento Alves de Moraes, da área de Odontologia Social - Psicologia Aplicada, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), e Gustavo Sattolo Rolim, da Universidade Federal de Juiz de Fora , Minas Gerais, são responsáveis pela organização do livro “Psicologia da Saúde em Odontologia -  Saúde e Comportamento”, lançado recentemente pela editora Juruá.  Com doze capítulos, 245 páginas, no valor de R$ 55,00, a obra pode ser encomendada diretamente com o autor (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

DSC 0676pTrata-se de um livro texto de Psicologia Aplicada à Odontologia, que aborda questões e conceitos pertinentes à área da Saúde, em especial à área da Odontologia, para compreender o comportamento do paciente (seu cuidador) e do profissional no oferecimento de cuidados odontológicos. O livro apresenta as contribuições do grupo de pesquisa coordenado pelo professor Antonio Bento, bem como de algumas pesquisas realizadas na FOP-Unicamp pela área de Psicologia. Uma delas refere-se a um procedimento preparatório utilizado com pacientes que que são submetidos à exodontias, com intento de reduzir à ansiedade e os comportamentos de dor. “Esta linha de pesquisa aponta para um perfil de profissionais voltado para valores e funções do odontólogo que vão além da mera competência clínica, isto é, promoção da saúde, redução de sofrimentos físicos e psicológicos e melhora da qualidade de vida das pessoas, como destaca o professor Moraes.

O livro aborda também uma variedade de temas relacionados à odontologia como estresse, adesão, concepções de saúde e, de maneira geral, da odontologia comportamental.  O livro trata dos aspectos psicológicos relacionados as doenças bucais, das intervenções sobre o comportamento da criança em odontologia e até de   várias outras questões de interesse do cirurgião dentista e do estudante de odontologia, como comunicação e humanização em saúde.

A obra é resultado de um trabalho conjunto de um grupo de pesquisadores que vem atuando na FOP, na disciplina de Psicologia Aplica à Odontologia, há mais de dez anos. "Alguns tiveram participação direta e outros indireta, por meio de pesquisas e trabalhos publicados ao longo do tempo”, explica o professor Bento.
O livro contou com a colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais como Áderson Luiz da Costa Junior (Universidade de Brasília), Ana Rita de Oliveira Góes ( Universidade Nova de Lisboa), Cecília Guarnieri Batista (Universidade de Campinas), Maria Luiza Torres Queiroz Barros, (Universidade de Lisboa), Renata Andrea Salvitti de Sá Rocha (Universidade Federal de Campinas Grande), Maylu Botta Hafner-Cime, Juliana Zanatta, Sara Simonato Bragile, Karen Mendes Graner.