Quinta, 30 Novembro 2017 08:52

FOP apresenta PIBIC-EM para futuros candidatos à vaga na próxima edição

Escrito por

Na adolescência é comum o jovem ter dúvidas sobre que caminho a seguir em relação a profissão. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), da Unicamp, tem auxiliado alunos das escolas públicas de Piracicaba a sanar essas e outras dúvidas. “Passamos por várias áreas, temos maior contato com a faculdade, uma coletividade muito grande, isso amplia significativamente nosso conhecimento, além de contar com apoio dos professores”, relata Tais Melo Farias, aluna do PIBIC-EM, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A FOP realizou, na tarde dessa quarta-feira (29), um “Encontro dos Alunos do PIBIC-EM”.

DSC 0832 01O evento visa proporcionar o primeiro contato dos futuros candidatos com o projeto. “São alunos que declinaram nas escolas interesse em participar do programa. Eles vieram para a faculdade passar uma tarde para ver o que está sendo desenvolvido e se realmente tem interesse em participar”, explica o coordenador do projeto na FOP, professor Miguel Morano Junior.

O encontro teve início com a recepção do coordenador que fez um breve relato sobre o programa. Na sequência, os alunos visitaram 17 mesas clínicas com demonstração das atividades que estão sendo desenvolvidas pelos estagiários, entre elas, a área de Anatomia, com a diferenciação do sexo por meio do crânio; a Endodontia,  resistência da bactéria; Odontologia Social, prevenção e saúde bucal e Odontologia Legal, que falou biobanco de estudos que está sendo implantado pela faculdade.

A bióloga Luciana Victorio, do Núcleo de Pedagogia, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, falou da importância do projeto para cidade. “O programa frisa fortalecer a iniciação científica desde o nono ano até o ensino médio. É uma brilhante iniciativa, fazendo a ponte da escola pública com o universidade e incentivando cada vez mais esses alunos a fazer parte da vida acadêmica. O trabalho realizado na Unicamp mostra que, além do ensino médio, tem outras opções para nossos jovens”, avalia.

Nenive Lauane Pedronete da Silva, de 16 anos, da Escola Estadual Edson Rontani, que pretende concorrer a uma vaga na próxima edição, destacou a qualidade do programa. “Acredito que o projeto pode me auxiliar a ingressar  em uma boa faculdade”, conta.