Quarta, 21 Março 2018 10:15

Reuniões abertas do Conselho de Vivência nos Campi/DEA/Unicamp

Escrito por

A Secretaria de Vivência nos Campi – SVC foi instituída em 2 de agosto de 2017 através da Resolução GR 045/2017, tendo como principal motivação e desafio a integração das 3 áreas, Programa Campus Tranquilo, Vigilância e Monitoramento Eletrônico, para promover a segurança universitária e o bem-estar da comunidade.

A junção dessas três áreas visa permitir a gestão das ações e a otimização de seus processos, sendo que seus principais objetivos estão voltados à promoção de melhorias em prol do bom convívio nos campi e com garantia de segurança.

Para tanto, estão sendo criadas condições que possibilitem a participação de todos interessados na construção de um ambiente seguro para preservar a liberdade constitucional das pessoas, alunos, docentes, funcionários, bem como toda a população que convive nos espaços da Universidade.

Desta forma, a SVC propõe um fórum para debater questões de convivência e segurança, a partir de reuniões abertas, que irão acontecer em vários locais da Universidade, cujo objetivo é de obter subsídios junto com a comunidade para organização de um “Conselho de Vivência” que será ligado a SVC.

As reuniões serão públicas, transparentes e de ampla participação, na qual, qualquer pessoa interessada poderá contribuir com suas sugestões, ideias e percepções. A ideia e proporcionar a criação de um ambiente de discussão e comunicação entre os diversos atores da comunidade universitária, seus entornos e autoridades. Debater assuntos da nossa convivência e resolver conflitos, dentro de um fórum transparente e participativo. Sabemos que o leque de ensejos sociais é muito amplo e que muitos deles vão aparecer nas reuniões abertas, mas não objetivamos um consenso e sim um diálogo. Todas as demandas serão ouvidas e toda contribuição será bem-vinda.