Imprimir esta página
Segunda, 26 Março 2018 12:00

Pirabixo

Escrito por

Cursinho Pré-Vestibular da FOP tem 28 aprovações em diversas universidades, inclusive, USP, Unicamp e Unesp

O Cursinho Popular Pirabixo, mantido pelos alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, conseguiu 28 aprovações nas mais diversas universidades, inclusive USP (2), Unicamp (2) e Unesp (4).

Dentre esses aprovados, está Graziela Fischer, que passou em quatro universidades (UNESP; UFMG e UFSM, pelo SISU e USC - Universidade Sagrado Coração em Bauru, 100% de bolsa pelo PROUNI) e escolheu ingressar na Unesp, no curso de Relações Públicas. Ela falou da importância do cursinho para se preparar. “Acredito que, quando fazemos cursinho, depende muito do nosso empenho. Assisti muita vídeo aula, fiz exercícios e simulados oferecidos pelo cursinho. Porém, as aulas oferecidas pela FOP me ajudaram a dar um norte”, conta. Ela destacou, ainda, a qualidade dos professores que sempre estiveram dispostos a ajudar.

O cursinho da FOP é uma iniciativa comunitária, cujo objetivo é possibilitar o acesso gratuito a um curso pré-vestibular de qualidade dando aos jovens, que não podem arcar com os custos de um cursinho particular, a possibilidade de prosseguirem seus estudos em nível superior. O projeto é 100% voluntário. Os professores recebem apenas uma pequena ajuda de custo para transporte e alimentação. Anualmente, são disponibilizadas 70 vagas, de acordo com a infraestrutura disponível. Este ano houve 500 inscritos para o processo de seleção por meio de uma prova.

Atualmente, o projeto conta com dezoito professores. Desses, dez são alunos de graduação da FOP e os demais são voluntários egressos da Unidade ou de outros cursos. Muitos frequentaram cursinhos populares para se preparar. Daí, surgiu a motivação. Devolver um pouco do que receberam. Esse é o caso de Leonardo Pagoto, que participou do Cursinho Pré-Vestibular da FOP, ingressou no curso de Odontologia, hoje, é professor e um dos coordenadores do cursinho.

Mesmo com uma carga horária pesada no curso de graduação em Odontologia, Juliana Benine, ainda arruma tempo para dedicar ao cursinho. Sempre estudou em escolas particulares, contudo, via a necessidade daqueles que precisavam de uma oportunidade. “Frequentei por 4 anos cursinhos particulares e percebi que tinha muita gente que não aproveitava a oportunidade de estar lá, e muitos que gostariam de ter essa chance não tinham oportunidade”, lembra. Ao ingressar na FOP-UNICAMP, universidade pública, sentiu a necessidade de devolver um pouco do que recebe para a comunidade.

De acordo com Benine, a organização é a chave do negócio. “Colocamos tudo em planilhas. Dessa forma, é possível definir um tempo para estudar, para preparar as aulas e para administrar o curso. As apostilas fornecidas pelo cursinho Poliedro de São José dos Campos também auxilia muito no preparo das aulas. O apoio e infraestrutura disponibilizada pela Diretoria e Coordenadoria de Graduação da FOP, e os auxílios financeiros obtidos pela Profa. Fernanda Klein Marcondes, coordenadora associada do curso de graduação, junto ao Fundo de Apoio ao Ensino e Pesquisa da UNICAMP (FAEXPEX) também são fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

Relação das universidades onde os alunos foram aprovados em 2018

UNICAMP – Pedagogia

UNICAMP - Ciências Sociais

USP - Engenharia agronômica

USP - Gestão Ambiental

UNESP - Relações Públicas

UNESP - Enfermagem

UNESP - Engenharia de Energia

UNESP - Administração

IFSP - Bacharel em engenharia de computação

IFSP - Engenharia Elétrica

UNIFESP - Ciências Sociais

FATEC - Gestão empresarial

FATEC - Tecnólogo em alimentos

UFAL – Pedagogia

IFRJ - Produção cultural

UFMG - Relações Públicas

UFSM - Relações Públicas

UNILA (Universidade Nacional de integração latino Americana) - Cinema e Audiovisual

FAPCOM (faculdade Paulos de Tecnologia e Comunicação. "São Paulo") - Radio, TV e Internet. - PROUNI 100%

UNIMEP – Direito – PROUNI 100%

USC - Universidade Sagrado Coração (Bauru) Relações Públicas - PROUNI 100%

METROCAMP - Direito – PROUNI 50%

Faculdade de Americana - Medicina veterinária - PROUNI 100%

Uniararas – Odontologia – Bolsa 50%

Anhanguera - Fisioterapia - Bolsa 50%

Anhanguera – Psicologia – Bolsa 50%

Anhembi Morumbi - Cinema – Bolsa 50%

FMU – Jornalismo - Bolsa 50%

Uniararas - Odontologia - Prouni 50%