Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

FOP participa do “Pint of Science” Destaque

FOP participa do “Pint of Science”

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participa do “Pint of Science”, que acontece entre os dias 14 e 16 de maio, na Pizzaria ForLen e Pizzaria Babbo Piracicaba, a partir das 19h30. Os docentes da FOP, professores, Sérgio Roberto Peres Line, Renato Correa Viana Casarin, Maria da Luz Rosário de Sousa e Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, farão apresentação no dia 16. Mais informações: https://pintofscience.com.br/event/vamosfalarsobreaboca  Já, a programação geral poderá ser encontrada no endereço: https://pintofscience.com.br/

O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade, explica Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do festival no país: “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

 Esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo estão também entre as metas dos organizadores. “É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma a coordenadora.

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

voltar ao topo