Sexta, 18 Maio 2018 14:24

Um brinde à ciência

Escrito por

Festival Pint of Science - Evento populariza pesquisa

Com a proposta de levar ciência ao público leigo e popularizar a pesquisa, o “Festival Pint of Science”, realizado na noite de quarta-feira (16), na Pizzaria Babbo Piracicaba, atingiu o objetivo. Com a casa lotada, os professores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Sergio Roberto Peres Line, Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes e Renato Corrêa Viana Casarin, falaram, de maneira descontraída, sobre pesquisas desenvolvidas em suas referidas áreas. Também compareceram ao local em peso, alunos, ex-alunos e familiares dos pesquisadores. O evento teve início na segunda-feira, dia 14, na Pizzaria Forlen, onde pesquisadores do Cena/USP abordaram temas referente a energia nuclear. No dia 15, foi a vez dos docentes da Esalq/USP falarem sobre: alimentação, tecnologia e saúde. É a segunda vez que a cidade recebe o evento.

Fabiano Pereira, coordenador local do festival, disse que a proposta do evento foi atingida. Destacou ainda que, houve um aumentou significativamente do interesse do público leigo pelo tema, em comparação ao ano passado. “O Pint of Science foi pensado justamente para popularizar a ciência. Trazer para fora dos muros da academia, dos institutos de pesquisa, das universidades, os pesquisadores para conversar com aqueles que seria o usuário final da tecnologia que é desenvolvida por ele nos laboratórios, que é o público leigo, a população em geral, que muitas vezes tem um contato muito estreito com esse mundo científico, que geralmente é limitado a uma ou outra nota em site ou uma pequena coluna no jornal impresso”, explica.

Para o professor Sérgio Line, foi uma oportunidade ímpar de falar, de forma simples, com a população em geral sobre o que desenvolve nos laboratórios. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de falar de pesquisa para a população comum. Geralmente, nós como profissionais de saúde, quando somos chamados a falar para à população, abordamos temas referente ao tratamento, ao prognostico, ao diagnostico. Passamos informações que já são filtradas para população e, raramente, temos oportunidade de falar do nosso próprio trabalho. Por outro lado, é uma motivação para continuar ou tentar fazer pesquisas de alto nível, relevantes, que terão impacto na sociedade”, conta.

“Raramente temos essa oportunidade de falar sobre pesquisa diretamente para a população leiga. Nem dentro da faculdade, com nossos próprios alunos, falamos de uma maneira bem informal, como podemos falar com o público em geral. Procuramos usar palavras claras mostrando a importância que a pesquisa tem para o nosso dia a dia. Eventos como esse permitem que outras pessoas possam também ver o que fazemos dentro dos nossos laboratórios da faculdade. Isso é muito importante. Mostra o valor da pesquisa e a importância que ela tem no dia a dia para todos”, acrescenta Renato Casarin.

Entusiasmada com a oportunidade de falar de um tema tão comum, porém, temido por muitos, o tratamento de canal, a professora Brenda apoiou a iniciativa. “Esse evento é de grande importância, principalmente, para a FOP. Somos conhecidos pela pesquisa que produzimos, a qual levamos aos nossos alunos da graduação, de pós-graduação, de especialização e de atualização e, agora ao público, a comunidade. Tivemos a oportunidade de falar de maneira clara o que fazemos na FOP, os benefícios do tratamento de canal. É um mundo tão grande a ser pesquisado que temos na odontologia e que tem que ser passado para a comunidade. É o retorno do investimento público para a sociedade”, destaca.