Quarta, 27 Junho 2018 10:24

FOP sedia curso inédito da Educorp

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp sedia curso inédito concebido pela Educorp (Escola de Educação da Unicamp), com conteúdo adequado à realidade da Unicamp.  O Curso de “Negociação e Gestão de Conflitos”, que se encerrou no dia 14 de junho, contou com a participação de 39 servidores: 31 técnico-administrativos e 8 docentes, sendo 20 deles ocupantes de cargo de gestão e liderança. Esse público foi priorizado por ser aquele que tem maior influência e responsabilidade na promoção de um clima positivo de trabalho e na disseminação e implantação do conhecimento aprendido no curso junto às suas equipes de trabalho. O trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo era o de fazer uma reflexão dos problemas que geram conflitos na comunidade e propor ações para melhoria da qualidade de vida dos servidores, foi apresentado à direção da Unidade no dia de encerramento de curso.

Com objetivo principal desenvolver competências dos servidores e gestores da FOP, o curso os capacita a minimizar divergências e estabelecer estratégias para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho. Esse assunto está muito em pauta na Universidade em função do Termo de Ajustamento de Conduta sobre Assédio Moral assinado com o Ministério Público do Trabalho em 2015. O curso vem para atuar na prevenção de situações que evoluam para essa prática, a partir do entendimento dos conceitos em cada um de seus módulos: Comunicação, Gestão de Conflitos, Negociação e Mediação. Para explorar bem esses temas foram promovidas muitas reflexões do cotidiano em sala de aula, compartilhando experiências e possibilidades de ações que tornem o ambiente de trabalho mais saudável e com melhores resultados, conta a diretora da Educorp, Mônica Rovigati.

É a primeira experiência de oferecimento de um curso híbrido para servidores, contemplando boa parte do conteúdo teórico em EAD, conteúdo esse aprofundado e discutido em sala de aula por meio de dinâmicas de aprendizagem propiciadas pelas instrutoras do curso, Terezinha Lima e Cirlene Venturini.

O curso foi desenvolvido pela Educorp, juntamente com a FOP, desde o planejamento, elaboração e execução da capacitação. A princípio, o curso atenderia apenas um pequeno grupo de funcionários que atuavam na gestão, porém, devido ao tema tão relevante para o desenvolvimento de competências essenciais no trabalho, a proposta foi ampliada e estendida a demais servidores interessados. “Entendemos que a jornada e experiência foram intensas e participativas, estimulando a adoção de práticas e hábitos mais saudáveis nas relações de trabalho”, conta Rovigati.

A secretária Andrea Damaris de Oliveira Cantoni falou da importância da Unicamp investir no servidor. Para ela, o curso proporcionou ao funcionário entrar em um ambiente de aprendizagem, sair da rotina e retornar mais motivado. Destacou, ainda, a preparação do professor, que incentivou os alunos a promoverem troca de informação e de experiência, por meio de grupos de discussão. “O curso trouxe muitos ganhos. Por meio de testes de personalidade, aprendemos a nos conhecer melhor e nos desafiou a sair da nossa zona de conforto e crescer como pessoa”, avalia.

Para a professora Adriana de Jesus Soares o curso, que teve como foco a comunicação ativa e feedback junto aos docentes e funcionários, foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora. “Achei muito importante. O curso serviu para uma avaliação pessoal e profissional. Deveria ser oferecido novamente e comtemplar mais pessoas. Dessa forma, sedimentando melhor a comunicação, escuta mais ativa, problemas e resolução de conflitos internos. Agora, precisamos colocar todo esse aprendizado em prática e colher resultados mais favoráveis e satisfatórios no ambiente de trabalho e familiar”, conta.

Devido à grande aceitação, o curso será oferecido novamente no segundo semestre no campus de Limeira e no campus de Campinas. A Educorp realizará uma avaliação interna junto às instrutoras, a partir da aprendizagem avaliada em sala de aula e da avaliação de reação aplicada aos alunos. Para a diretora, por ser uma primeira experiência, está sujeita a ajustes para melhor se adequar aos resultados esperados e para que o aprendizado dos servidores se traduza em ação prática no seu dia-a-dia. “De todo modo, as avaliações preliminares foram muito positivas, tanto do ponto de vista dos servidores que realizaram o curso, como da própria Educorp”, avalia.

A FOP foi escolhida para sediar essa experiência piloto devido dificuldade de acesso aos cursos da Escola, especialmente em função do alto custo do transporte e do tempo da viagem, sendo considerada então a possibilidade de oferecimento de cursos à distância e presencial, in loco.