Quarta, 18 Julho 2018 16:04

Projeto Piloto

Escrito por

Encerramento do projeto “Núcleo de Pesquisa e Cultura das Escolas de Ensino Médio da Região de Piracicaba”

Na tarde de segunda-feira (16), foi realizado o encerramento das atividades da implantação do “Núcleo de Pesquisa e Cultura das Escolas de Ensino Médio da Região de Piracicaba”. O projeto é desenvolvido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, o qual atende 92 alunos, oriundos de 23 escolas candidatos a uma vaga no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e CNPq. Desses, serão selecionados 18, que irão compor o Pibic –EM, 18 serão voluntários no referido programa e o restante continuarão no “Núcleo de Pesquisa e Cultura das Escolas”. O projeto, coordenado pelo professor convidado Miguel Morano Junior, teve início em fevereiro deste ano e se encerrou em julho. A partir de agora começa um novo ciclo.

A seleção dos alunos foi realizada por meio de apresentação do trabalho na forma oral e avaliados por dois docentes da casa e uma aluna de pós-graduação, respectivamente: professores Marcelo de Castro Meneghim, Luis Francesquini Junior e Estefany de Lima Gomes. A atividade contou com a participação dos professores das escolas dos referidos alunos e seus familiares.

 “A partir deste projeto, os alunos tiveram uma mudança significativa na forma de ver ciência, além de melhorar a capacidade de escrita, o envolvimento entre as diversas disciplinas, o rendimento escolar e a oratória”, conta o professor da Escola Pedro de Mello, Artur Rodrigo Janeiro, sobre o grupo de alunos que desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado: Doenças que são causadas pela água.

A aluna Maria Eduarda Aguiar, da Escola Attilio Vidal Lafrata, destacou a importância do projeto e falou sobre sua pesquisa, relacionada a vetores epidemiológicos e meio ambiente. “Nosso estudo procurou mostrar o perigo que corremos ao conviver com determinados animais”, revela.