Terça, 31 Julho 2018 10:47

Curso

Escrito por

Espaço da Escrita promove o curso “Método Lógico para Redação Científica” na FOP

O Espaço da Escrita oferece aos docentes, pesquisadores de carreira, aos alunos de graduação e aos de pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, o curso básico “Método Lógico para Redação Científica”. Será no dia 22 de agosto, a partir da 8h30, no Salão Nobre. O curso será ministrado pelo professor Gilson Luiz Volpato (Unesp/Botucatu). Ele foi organizado para todos que queiram aprender  do zero ou aperfeiçoar a escrita de textos acadêmicos desde a perspectiva da ciência empírica. Inscrições gratuitas no endereço: https://goo.gl/forms/7XCIHErfgI6kLPRe2 . Limitado a 270 participantes.

Bases e aplicação do Método Lógico para Redação Científica. Esse Método rejeita regrinhas “cabalísticas” e concebe a redação científica como um ato criativo e artístico. Cada elemento do texto nasce das bases lógicas e filosóficas da ciência, temperadas com elementos comunicacionais. O método inclui um repensar sobre a ciência aplicado à construção do texto científico, com base na prática da ciência e em requisitos comunicacionais.

O evento terá início às 8h30 com credenciamento. Às 9h será a abertura. Das 10h às 10h20 intervalo. Entre às 12h e 13h10 almoço. Entre às 15h e 15h20 intervalo. Às 17h20 será encerrado o evento.

O Professor Gilson Luiz Volpato é Biólogo formado pela UNESP de Botucatu e docente nessa instituição há 35 anos. Reúne experiência como revisor de revistas científicas nacionais e internacionais, além de ter sido Coordenador e Vice-Coordenador de Pós-Graduação (10 anos), Editor-chefe de revista científica (12 anos), Avaliador de Pós-Graduação junto à CAPES e Presidente da Comissão dos Editores Científicos da UNESP nas três áreas do conhecimento. Atualmente, é pesquisador 1B pelo CNPq. Ministrou seu 1º curso de Redação Científica em 1986 na Graduação e, em 1988, na Pós-Graduação. Sua abordagem diferencia-se pela concatenação filosófica, metodológica, sociopolítica, ética e comunicacional que imprime à redação dos textos científicos o pano de fundo de seu “Método Lógico para Redação Científica”, publicado em 2011. Ministra, anualmente, entre 50 a 80 cursos de Redação Científica em universidades brasileiras e, mais recentemente, também no exterior. Nesta área, publicou artigos, editoriais e 10 livros. Na internet, possui o site www.gilsonvolpato.com.bre o Clube SOS Ciência, ambos dedicados exclusivamente à formação científica de nossos pesquisadores. No YouTube, possui 62 vídeos sobre esse tema (https://www.youtube.com/watch?v=mg_xpd-xk9c).