Logo
Imprimir esta página

Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial Destaque

Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

No dia 9 de agosto, teremos mais um evento da Liga de Cirurgia

image1 2Já tivemos a presença do Prof. Dr. Sergio Adrian Olate em 5 de outubro de 2017 (primeiro evento internacional- Chile).

No dia 16 de agosto de 2017 o primeiro evento nacional, com a presença do Prof. Dr. José Flávio Ribeiro Torezan.

Este ano termos a presença da Profa Dra. Marisa Aparecida Cabrini Gabrieili (Unesp Araraquara), com o tema “Fraturas Facias em Crianças”. Inscrições pelo endereço: https://w2.fop.unicamp.br/inscricao/index.php?Evento=57

Como a maioria sabe, esta antiga atividade da Área de Cirurgia é aberta a todos os alunos que desejam participar, ao longo do ano e sempre as 7h30 as quintas-feiras. 

A comissão organizadora é formada pelos seguintes integrantes: Amanda Farhat, Beatriz Romano, Camila Schmidt Stolf, Della Monteiro, Eduarda Souza, Gabriela Bessa Marconato Antunes, Giulia Antonieto, Júlia Marques Pires e Thiago Bessa Marconato Antunes.

Outra ótima notícia foi o início da residência em CTBMF da FOP-Unicamp. Temos dois residentes em tempo integral, com aprovação do MEC e bolsa do Ministério da Saúde.

Em novembro teremos nova seleção (https://www.fcm.unicamp.br/fcm/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional/composicao-da-coremu). Esta residência foi aprovada via Comissão de Residência da Faculdade de Medicina da Unicamp (COREMU) e junto a Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/Unicamp.

 DSC 3889 01E as boas notícias não param por aí.... Com o início das atividades do Hospital Regional, mais um ponto de prestação de serviço, ensino e treinamento está sendo concretizado. Nos últimos 3 anos foram viabilizados contatos, reuniões na medicina e no Hospital, até a concretização desta residência.

Devemos agradecer ao empenho da diretoria neste sentido. Obrigado Professores Guilherme e Haiter. Assim como o empenho dos Coordenadores de Graduação, Professores Flávio Aguiar e Fernanda Klein, em transformar a Liga em Disciplina.

Cabe aqui um breve histórico, pois este momento nos traz muita felicidade e a cidade de Piracicaba está mais uma vez prestigiada pela FOP-Unicamp.

A relação FOP-UNICAMP com o Hospital Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFCP) é anterior aos anos 90, com o Professores já aposentados da área de Cirurgia. A FOP está em Piracicaba desde 1957. O grupo de docentes atual estão neste serviço desde 1994. 

A Área de CBMF - FOP Unicamp já tratou muitas pessoas da população de Piracicaba e região com trauma em face, deformidades, reconstruções ósseas, tumores benignos, urgência entre outros. Com a residência e atuação no Hospital Regional, o trabalho continuará e expandirá, pois seguirá formato semelhante desde 1994, assim o “know how” já existe há muito tempo. Está foi uma difícil conquista que, além da formação de pessoas, prestigia a cidade - já temos mais de 100 ex-alunos de Pós-Graduação que passaram pela FOP e HFCP, Santa Casa de Limeira, sendo todos professores de Universidades estaduais, federais, particulares e preceptores de residência em toda América Latina.

Assim Piracicaba também é prestigiada e referência neste contexto. A casuística virou dissertações, teses e artigos.  

Márcio de Moraes
Professor Livre-Docente
Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial  
FOP-Unicamp

Itens relacionados (por tag)

© 2006-2019 Faculdade De Odontologia de Piracicaba Desenvolvido pela DTi-FOP 2015.