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Quarta, 15 Agosto 2018 16:35

FOP inaugura Sala de Metodologias Ativas

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A Sala de Metodologias Ativas “Prof. Eduardo Dias de Andrade” foi inaugurada na tarde dessa quarta-feira, 15 de agosto, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. O evento contou com a presença do diretor, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques; do diretor-associado, professor Francisco Haiter Neto, além de professores, alunos e funcionários. Guilherme comentou sobre as funcionalidades da sala, sua importância para a FOP, e o empenho da Diretoria e Coordenadoria de Graduação para que ela se tornasse realidade. O local foi estruturado com recursos obtidos em três editais de ensino, submetidos ao FAEPEX, pelos coordenadores de graduação Profs. Flávio Henrique Baggio Aguiar e professora Fernanda Klein Marcondes nos anos de 2015, 2016 e 2017, e recursos da Diretoria da FOP.

Concebida para atividades com metodologias ativas, encontra-se onde anteriormente funcionavam as secretarias de graduação, pós e Comitê de Ética. A sala tem configuração inovadora, conta com 16 mesas redondas e 90 cadeiras apropriadas para atividades em grupos. Está equipada com ar condicionado, projetor, tela retrátil, cabeamento VGA e HDMI, várias tomadas elétricas e iluminação com lâmpadas de led. De acordo com a professora Fernanda Klein Marcondes, idealizadora do projeto, a sala é um antigo anseio dos Coordenadores de Graduação, gestões 2014-2016 e 2016-2018 (Profs Aguiar e Klein).

“A Faculdade tinha quatro salas de aula para atender 5 turmas. Sugerimos uma sala de aula com infraestrutura física que permitisse a realização de diferentes atividades em grupos, que poderiam ou não ser combinadas com aulas expositivas. Dessa forma, poderíamos aumentar o uso da aprendizagem por pares nas diferentes disciplinas de graduação do curso de Odontologia, na FOP”, disse Klein.

Nas Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, busca-se uma maior participação do aluno na construção de seu conhecimento. Para isso, há momentos de estudo individual, em horários extraclasse, e atividades em grupo, no horário das aulas, em que o aluno irá contribuir com a equipe para resolver questões ou problemas propostos pelo professor. A professora Klein explica, que a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas, em tradução livre requer alterações no currículo e um professor para cada grupo de 10 alunos, entre outras especificidades. “Nós não temos estrutura física e nem de pessoal para usar PBL, em nosso curso, porém, há outras estratégias de ensino ativo que podemos usar, combinando exposição oral e atividades em grupo. A estrutura física da nova sala de aula permite que façamos isso com até 90 alunos, o que até o momento não era possível na FOP, devido à falta de espaço físico nos anfiteatros e laboratórios existentes atualmente”, avalia.

O local recebeu o nome de “Prof. Eduardo Dias de Andrade”. “A homenagem é o reconhecimento do que o Prof. Eduardo foi e fez pela FOP. É uma justa e merecida homenagem, porque o prof. Eduardo é referência no ensino na FOP, no Brasil e na América Latina. Além de todas as pessoas que formou, o material didático que desenvolveu serve de base para a área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica.”, conta o professor Francisco Carlos Groppo. A homenagem ao Prof. Eduardo foi sugerida pela profa. Klein e pelo Prof Flávio Aguiar, e aceita pelos professores Francisco Haiter Neto, diretor associado, e Guilherme Elias Pessanha Henriques, diretor, e Coordenadoria de Graduação e demais docentes da casa (gestões 2016-2018 e 2018-2020).

Emocionado, o professor Eduardo falou da satisfação em ministrar aulas para os alunos de graduação. Isso fez com que ele fosse homenageado por todas as turmas para as quais lecionou. Destacou, ainda, o apoio dos colegas para que pudesse dedicar sua carreira ao ensino de graduação. Orgulha-se, também, por contar com ex-alunos em atividade docente em praticamente todas as áreas da FOP.

O professor Eduardo dias de Andrade é Cirurgião-Dentista, graduado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (1970), com Mestrado (1980) e Doutorado (1985) em Odontologia - Área de Farmacologia, pela mesma Instituição de Ensino Superior. Atuou como Professor Titular e foi responsável pela Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-Unicamp. É autor do livro "Terapêutica Medicamentosa em Odontologia", que traz os protocolos farmacológicos para a prevenção e controle da dor e das infecções nas diferentes especialidades e situações da prática odontológica, entre outros assuntos de relevância. Também é co-autor do livro "Emergências Médicas em Odontologia", que trata do significado clínico das principais situações emergenciais, formas de preveni-las e medidas de pronto atendimento, com destaque para as manobras de suporte básico de vida e ressuscitação cardiopulmonar. Ambas as publicações foram editadas em língua portuguesa e espanhola. Aposentou-se em fevereiro de 2018.

 

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