Terça, 21 Agosto 2018 14:05

22ª JABRO

Escrito por

Alunos da Radiologia da FOP são premiados no mais importante congresso da área

Radiologia FOP UNICAMP agosto 2018A área de Radiologia Odontológica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foi contemplada com o prêmio mais importante da “22ª JABRO – Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica: Diagnósticos, Desafios, Diretrizes”, na modalidade especial “Revelações Acadêmicas”, além de outros prêmios. Essa categoria premia o desempenho do aluno. O trabalho intitulado: “Efeito da compensação automática de exposição sobre o diagnóstico radiográfico de cáries proximais”, foi apresentado pela aluna de doutorado Eduarda Helena Leandro Nascimento. Também participaram do trabalho os pós-graduandos Neiandro dos Santos Galvão e Hugo Gaêta-Araujo, além dos professores: Deborah Queiroz de Freitas, Francisco Haiter-Neto e Matheus Lima de Oliveira.

A JABRO foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, na cidade de Campos do Jordão, e é considerado o evento mais importante na área de Radiologia Odontológica no Brasil. Todo ano a Radiologia da FOP participa em peso. Em 2018, os alunos participaram quase na sua totalidade e se destacaram em todas as modalidades de prêmios oferecidas pelo congresso. Todos os professores da área marcaram presença.

JABRO 2018Entre as diversas atividades do evento, destaca-se o lançamento da obra: “Diagnóstico por Imagem em Odontologia”, de autoria do professor Francisco Haiter Neto, publicado em parceria com os professores Lúcio M. Kurita, da Universidade Federal do Ceará e Paulo S. Flores Campos da Universidade Federal da Bahia.

Trata-se de um livro texto, o qual preencherá uma lacuna diante da limitada literatura nacional sobre Radiologia Odontológica Básica, e será utilizado como bibliografia básica de apoio para as aulas de Radiologia Odontológica nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Prêmios recebidos pelos Pesquisadores da FOP:

CATEGORIA APRESENTAÇÃO ORAL PESQUISA:

Trabalho classificado em 1º lugar na Categoria Apresentação Oral, Modalidade Pesquisa Científica: Influência dos parâmetros de aquisição na magnitude de artefatos produzidos por implante de zircônia em imagens de TCFC
Autores:  Rocharles Cavalcante Fontenele, Eduarda Helena Leandro do Nascimento, Taruska Ventorini Vasconcelos, Marcel Noujeim e Deborah Queiroz de Freitas (alunos e docentes do Programa de PG em Radiologia Odontológica da FOP/UNICAMP)

CATEGORIA PAINEL PESQUISA

Trabalho classificado em 1º lugar na Categoria Painel Eletrônico, Modalidade Pesquisa Científica: Avaliação imaginológica do grafeno por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico. 
Autores: Yuri Nejaim, Amanda Farias Gomes, Amanda Pelegrin Candemil, Polyane Mazucato Queiroz, Francisco Haiter Neto (alunos e docente do Programa de PG em Radiologia Odontológica da FOP/UNICAMP)

PAINEIS RELATOS DE CASOS

Trabalho classificado em 1º lugar na Categoria Painel Eletrônico, Modalidade Caso Clínico:  Relato de casos de alterações nos ossos temporais de indivíduos com fissuras labiopalatinas em exames de TCFC. 
Autores: Maria Clara Rodrigues Pinheiro (aluna de Mestrado do Programa de PG em Radiologia Odontológica da FOP/UNICAMP), Cristina Salazar Berrocal, Emilio Gabriel Ferro Schneider, Otavio Pagin, Bruna Stuchi Centurion Pagin