Imprimir esta página
Terça, 18 Setembro 2018 09:32

FOP sedia a palestra “O caos e a estrela, uma perspectiva filosófica sobre o suicídio”

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove a palestra “O caos e a estrela, uma perspectiva filosófica sobre o suicídio”, com o Psicólogo SÉRGIO DE OLIVEIRA SANTOS, no dia 19 de setembro, das 15h às 16h, no Salão Nobre da Unidade. O evento é aberto ao público em geral. A atividade é organizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FOP.

 Afirma o filósofo Friedrich Nietzsche que somente quem tem um caos dentro de si pode dar a luz a uma estrela bailarina. É a partir dessa perspectiva que a palestra “O caos e a estrela” toma corpo, coragem e vitalidade para abordar um dos temas de maior relevância na sociedade atual: o suicídio. A palestra parte de uma questão existencial ampla (o sentido da Vida) para problematizar o suicídio nas singulares decisões que um ser humano tem de tomar e nos intensos movimentos que tem de realizar ao se deparar com a complexidade de sua própria vida – em seus constituintes biológico, psíquico e social. A partir de recursos didáticos como dados estatísticos, minisséries, animações e música popular brasileira, a palestra aborda e propicia diálogos acerca de fatores que corroboram para o aumento da incidência do suicídio no Brasil e no mundo, tais como: disfunções e/ou transtorno mentais, bullying, afetos e desafetos, emoções, traumas, abusos, possibilidades de auxílio a pessoas vulneráveis e outros.

  A palestra será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da FOP-UNICAMP, inscreva-se em https://www.youtube.com/FopUnicampOficial

SÉRGIO DE OLIVEIRA SANTOS é Psicólogo clínico, graduado em Psicologia e mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e mestre e doutor em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Rio Claro). É presidente da Comissão de Serviços à Juventude do Rotary Club Piracicaba – Cidade Alta.

Mais sobre o palestrante:

https://scholar.google.com.br/citations?user=8QUjfoAAAAAJ&hl=pt-BR

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90053/santos_so_me_rcla.pdf?sequence=1