Segunda, 24 Setembro 2018 09:36

Turma comemora 35 anos de formatura

Escrito por

Ex-alunos se mobilizam para revitalizar praça em retribuição ao ensino de qualidade

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp sediou um encontro de ex-alunos no mínimo inusitado, tendo como tema principal a Gratidão. Na manhã de sábado (22), foi realizado o encontro dos ex-alunos e a solenidade de entrega e inauguração da “Praça Comemorativa aos 35 Anos de Formatura da Turma 24 – formados em 1983”, um presente da T24 à Instituição oferecido pelos Ex-alunos da referida turma. A cerimônia foi marcada pela emoção, recordação, e organização.

A mesa diretiva foi formada pelos professores doutores: Kátia Stancato, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, na ocasião, representando o magnífico reitor Marcelo Knobel; Flávio Henriques Baggio Aguiar, diretor associado e Guilherme Elias Pessanha Henriques, ex-diretor. Destacou-se ainda a participação de professores da turma, os quais foram homenageados (relação no final do texto), além de amigos e familiares.

Em retribuição ao ensino de qualidade que receberam da faculdade, o grupo resolveu patrocinar a revitalização de uma área da FOP. “Precisávamos fazer algo de concreto para beneficiar à Faculdade, uma vez que a base de nossa profissão foi formada nesta Instituição. A volta à casa que nos acolheu, o encontro com nossos professores e reverenciá-los como forma de gratidão pelo que recebemos nos motivou a esse encontro. Esperamos ter deixado um ambiente acolhedor e melhor para os pacientes, alunos, funcionários e docentes”, lembra a professora Titular da Área de Odontopediatria da FOP/Unicamp, Regina Maria Puppin Rontani, integrante da turma.

A praça, localizada em frente à Clínica Odontológica, cujo projeto elaborado pela arquiteta Sofia Puppin Rontani, em conjunto com o Paisagista André Greggio teve como partido a influência da Unicamp na formação da T24, utilizando o logo da Unicamp como base para a Praça. O logo foi idealizado pelo professor Zeferino Vaz, criado pelo artista plástico Max Schiefer e pelo arquiteto João Carlos Bross na década de 1970. O círculo central, no centro das 13 listras concêntricas que representam a bandeira paulista, é o símbolo da unidade, grande ponto de encontro de pessoal e principalmente do conhecimento humano, simbolizado pelas três circunferências vermelhas: Ciências Biológicas, Exatas e Humanidades que atuando em conjunto, irradiam-se para a coletividade, cumprindo as três funções da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esse conceito foi traduzido pela arquiteta Sofia refletindo-se no piso, no formato do logo, em blocos de concreto intertravados, de caráter ecológico pela permeabilidade, cujo circulo central foi preenchido por uma pedra oriunda da própria FOP, com a placa comemorativa dos 35 anos de Formatura, representando o coração da T24 no centro da Unicamp. No local dos três círculos periféricos, foram instaladas luminárias esféricas que representam a iluminação das Ciências Biológicas, Exatas e Humanidades e ao mesmo tempo o tripé da Universidade.

A concepção da proposta levou em conta ainda as árvores que já haviam no local e as integrou com plantas de meia sombra, tipo, liriope, boreia, breomélia e viburno, além de dois tipos de grama. Bancos de concreto foram instalados na periferia do símbolo para acolher as pessoas.

No pronunciamento de Stancato, a professora parabenizou a turma pela iniciativa. “Esse é um momento de refletir sobre a profissão. Que a data se repetida outras vezes, e que outras turmas tenham essa iniciativa”, disse.

Flavio Aguiar falou da importância do encontro acontecer na FOP e destacou a participação dos professores da turma T24 no evento, assim como dos ex-alunos, os quais ajudaram a construir a história da Unidade para que se tornasse o que é hoje, uma das melhores faculdades de odontologia da América Latina”, lembrou.

Guilherme Henriques, diretor no período de 2014 – 2018, enalteceu a iniciativa da turma em presentear a Faculdade com a praça, falou sobre como amadureceu a ideia, se deram as negociações e porque foi escolhido aquele local.

Doação de ex-alunos às universidades

É prática comum nos Estados Unidos ex-alunos e empresas doarem fundos para as organizações nas quais se graduaram como forma de gratidão pela formação que receberam. A FOP espera replicar esses modelos, uma vez que dessa forma os egressos não perdem o vínculo com a universidade depois de graduados.

Professores homenageados:

Da esquerda para a direita, na fila inferior os Professores Doutores: Wilson Marchi (Dentística), José Renci (Odontopediatria), Fernando A Pacheco (Prótese), Geraldo Mello Ayres (Bioquímica), René Guerrini (Odontopediatria), Wolney Stolf (Materiais Dentários), Sonia Vieira (Bioestatística), Thales R Mattos Filho (Farmacologia) – ex-Diretor, Renato Roberto Biral (Endodontia)- ex-Diretor.
Da esquerda para a direita, na fila superior os Professores Doutores: Jaime A Cury (Bioquímica), Hilton D Nascimento (Dentística), Gentil Calil Chain (Prótese), Everaldo S Bachi (Ortodontia), Lourenço Bozzo (Patologia), Miguel Morano Jr (Educaçao para a Saúde), José R Viziolli (Patologia) – Paraninfo da T24, Darcy F Nouer (Ortodontia), Agenor Montebello Filho (Radiologia), Clotildes Fernandes Peters (Odontopediatria)- Professora Homenageada na Formatura da T24, Maria Lucia Fortinguerra – representando o Prof. Dr. Carlos Roberto Hoppe Fortinguerra (Anatomia).

DSC 4604