Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Dias 9 e 10 de outubro Destaque

Dias 9 e 10 de outubro

Prof. Gilson Luiz Volpato ministra curso na FOP

A Pró-Reitoria de Pesquisa – Espaço da Escrita - e a Coordenação de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promovem o curso “A Arte da Redação Científica” NÍVEL AVANÇADO, nos dias 09 e 10 de outubro, das 8h30 às 18h, na Sala da Congregação. O curso será ministrado pelo professor da Unesp/Botucatu, Gilson Luiz Volpato.

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/forms/xusYgdn3aN9vyHUF2

As inscrições recebidas serão analisadas e caso não respeitem as exigências do curso serão indeferidas. Aguarde e-mail da CPG para encaminhar os comprovantes. Evento limitado a 40 participantes.

A atividade é direcionada a docentes, pesquisadores de carreira e alunos de pós-graduação regularmente matriculados na Faculdade de Odontologia da Unicamp que já participaram do curso básico do Prof. Volpato e que possuem ao menos um manuscrito de artigo (ou tese) que possa ser reestruturado durante o curso.

Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato – UNESP/Botucatu. Mestre (1981) e Doutor (1986) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP. Pós-doutor (1992) pelo Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan, Israel. Ministra o tema de redação científica há 32 anos. É docente aposentado do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu. Atualmente, é sócio-fundador do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, www.igvec.com.

O curso usa o Método Lógico para Redação Científica, desenvolvido pelo Prof. Volpato. Nesse método o objetivo é mostrar como cada dúvida da redação científica deve ser respondida com base na lógica da ciência, complementada por conceitos de comunicação. O método inclui uma sequência de rotinas que permitem ao cientista melhorar seu aprendizado sobre ciência e redação científica, bem como construir seu texto. O direcionamento do curso é para a publicação segundo os preceitos da ciência internacional.

Neste workshop, o aluno trará um manuscrito completo de um trabalho científico (não projeto, mas “artigo”) de sua autoria, o qual será reestruturado durante o curso. O objetivo é que o aluno consiga entender plenamente o “Método Lógico para Redação Científica”, o que lhe abrirá oportunidades de melhorar a cada momento seus próximos artigos. Em cada etapa a ser tratada, o aluno será recordado sobre elementos teóricos do Método Lógico; em seguida, ele trabalhará em seu próprio texto, modificando-o. Ao final de cada etapa, os alunos poderão elaborar perguntas para esclarecimento de dúvidas. Essa dinâmica (teoria - prática - dúvidas) será realizada para cada parte em que o artigo científico foi fragmentado. No final, o aluno estará com seu manuscrito reestruturado, restando completar o que não conseguiu concluir no tempo disponibilizado no curso; mas já deve ter conquistado direções para essa continuação.

Os seguintes tópicos serão vistos: Título, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Citações, Estilo da Escrita.

É imprescindível para o rendimento que o aluno possua um bom preparo teórico sobre o Método Lógico (participação prévia em curso básico).

O curso se dirige à ciência empírica, sendo necessário manuscrito com “Resultados”, sejam quantitativos ou qualitativos. O foco é para publicações em periódicos de nível internacional (i.e., aqueles que publicam artigos de vários países, são citados por autores de vários países e nos quais cientistas de reconhecimento internacional também publicam seus trabalhos).  

LITERATURA RECOMENDADA PARA USO DURANTE O CURSO:

Volpato GL. 2007. Bases Teóricas para Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo; Scripta: Vinhedo.

Volpato GL. 2017. Método Lógico para Redação Científica. Best Writing: Botucatu.

Volpato GL. 2015. Guia Prático para Redação Científica. Best Writing Editora: Botucatu, SP.

OBJETIVOS DO CURSO:

 

- Aplicar conceitos do Método Lógico na reestruturação de manuscritos inéditos

- Detectar e corrigir erros na estrutura do manuscrito original

ESTE WORKSHOP SERVIRÁ PARA O PARTICIPANTE:

- Corrigir seu próprio texto, sob esclarecimentos do professor e segundo estilo científico internacional

- Aprender com problemas presentes em artigos de outros autores, vendo a generalidade na redação científica

- Treinar a aplicação do Método Lógico para Redação Científica

REQUISITOS PARA O PARTICIPANTE:

1 - Ter participado do curso teórico do Prof. Volpato

2 - Trazer manuscrito em computador onde possa fazer as correções (certifique-se que você possui autorização dos coautores para mexer no texto)

3 - Ter conhecimento do perfil da revista onde deseja publicar

4 - Conhecer claramente a estrutura de sua pesquisa e já ter feito exposição oral sobre ela

5 - Pertencer à Faculdade de Odontologia da Unicamp

 

 

voltar ao topo