Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Etapa Brasileira Destaque

Da esquerda para a direita: Prof. Flávio Aguiar, a doutoranda Renata Pereira e o Prof. Klaus Rischka Da esquerda para a direita: Prof. Flávio Aguiar, a doutoranda Renata Pereira e o Prof. Klaus Rischka

Aluna de Dentistica da FOP é premiada em concurso mundial 

A aluna de doutorado Renata Pereira, do programa de Clínica Odontológica, área de concentração em Dentística, foi vencedora na última terça-feira (02) da etapa brasileira do concurso mundial Falling Walls, que premia uma ideia inovadora no campo das ciências, sociedade, negócios, política e/ou artes. O concurso é uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todas os segmentos da sociedade. No Brasil, o concurso foi promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), em parceria com o Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Foram 94 inscritos, dos quais 15 foram selecionados para participar da apresentação final da etapa brasileira do concurso. No dia da classificação, cada participante teve três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua ideia para um júri composto por especialistas da academia e do empresariado. Renata foi a segunda colocada e ganhou, junto com o primeiro colocado, uma viagem para Berlim – Alemanha para concorrer na etapa mundial do concurso no dia 08 de novembro, representando o Brasil, e participar da Falling Walls Conference, que acontece no dia 09 de novembro. Renata irá defender sua ideia entre 100 concorrentes para cerca de 700 pessoas, compostas por lideranças globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade.

A aluna é orientada pelo professor Flávio Henrique Baggio Aguiar e co-orientada pelo Dr. Klaus Rischka, da Fraunhofer Institute for Manufacturing Technology and Advanced Materials, em Bremen – Alemanha. Seu projeto visa formular um adesivo odontológico com propriedades antibacterianas.

A autora da pesquisa se mostrou surpresa ao ver seu trabalho selecionado no concurso. “As propostas dos outros candidatos são incríveis. É muito legal ver que, mesmo com poucos recursos, no Brasil se faz pesquisa com qualidade. Pra mim foi uma grande vitória ter sido selecionada entre os 15 finalistas e mais ainda de poder apresentar em Berlin”, disse.

voltar ao topo