Imprimir esta página
Quarta, 10 Outubro 2018 15:34

Prêmio

Escrito por

Pesquisa da FOP ganha Prêmio de Pesquisa IADR-Colômbia, Hatton Unilever 2018

Sthefanie del Carmen Perez Puello, natural da Colômbia, mestre e egressa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na área de Saúde Coletiva, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, orientada pela professora Marília Jesus Batista e coorientada da professora Maria da Luz Rosário de Sousa recebeu o Prêmio de Pesquisa IADR-Colômbia, Hatton Unilever 2018. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 5 de outubro no XIX Encontro de Pesquisa da Associação Colombiana de Faculdades de Odontologia ACFO, Bogotá - Colômbia.

O trabalho que recebeu o prêmio foi intitulado ‘‘Validade de critério do questionário 14-Itens Health Literacy Scale (HLS-14) em adultos brasileiros’’ e faz parte da dissertação de mestrado intitulada ‘‘Avaliação da literacia em saúde’’ defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, na área de concentração de Saúde Coletiva. O estudo faz parte de uma ‘‘Coorte de Saúde Bucal de Adultos de Piracicaba-SP’’ e teve a participação do também egresso do programa, Manoelito Ferreira Silva Junior. O estudo teve auxílio à pesquisa pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e bolsa de mestrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No concurso foram apresentados 7 trabalhos de Mestrado e Doutorado nas áreas de ciências básicas, endodontia, periodontia, saúde coletiva e epidemiologia, cada participante teve quinze minutos para realizar sua apresentação e dez minutos de arguição pela banca.

A premiação outorgada será a representação da Colômbia no Prêmio Internacional "Hatton" durante o Congresso da International Association for Dental Research (IADR) com as todas as despesas pagas, a ser realizado em Vancouver no Canadá entre os dias 19 e 22 de junho de 2019. A autora da pesquisa afirmou que "é uma grande conquista para toda a equipe de trabalho, um prêmio ao esforço e dedicação e é uma honra divulgar nosso trabalho e continuar acrescentando conhecimento para nossa linha de pesquisa", disse Sthefanie Puello.

O objetivo do estudo foi avaliar a validade de critério de um instrumento de literacia em saúde. A literacia em saúde é a capacidade que o indivíduo tem em buscar, obter, processar e julgar se as informações de saúde são boas para a sua vida cotidiana. Sendo assim, com o aumento expressivo de informações no século XXI, e em tempos de ‘fake news’ que também afetam a saúde das pessoas, compreender como a população entende e como elas acolhem essas informações são de extrema importância para o entendimento sobre o conhecimento popular, científico e seus possíveis resultados em saúde geral e bucal. O profissional de saúde atual precisa entender como suas ações podem intermediar esse processo.

O estudo propôs um método para avaliar na prática dos indivíduos o nível de literacia em saúde utilizando uma bula de remédio (literacia funcional), uma receita médica (literacia comunicativa) e informativos de saúde bucal (literacia crítica) específicos para as condições bucais avaliadas em etapas anteriores da ‘‘Coorte de Saúde Bucal de Adultos de Piracicaba-SP’’. O prêmio vem reforçar a importância do estabelecimento do primeiro estudo de coorte de saúde bucal de base populacional em adultos do Brasil, e vem sendo desenvolvido em Piracicaba-SP desde o ano de 2011.