Imprimir esta página
Quinta, 18 Outubro 2018 16:59

Dia de avaliação do curso de graduação na FOP

Escrito por

O diretor, Professor Francisco Haiter Neto, deu abertura à reunião que marca o “Dia de Avaliação de Curso de Graduação” na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) realizada no dia 9 de outubro.

Na sequência, o Coordenador de Graduação , Professor Wander José da Silva explicou que esta atividade ocorre em toda a UNICAMP e serve como um momento de reflexão para as atividades da Graduação. Na sequencia passou a palavra a Professora Fernanda Klein Marcondes, que abordou o tema: “Desafios Futuros da Universidade”. Ela debateu a questão de identidade de gênero. A docente também defendeu, com base em dados científicos, o quanto o uso do celular em sala de aula pode prejudicar o aprendizado dos alunos, quando está sendo usado para fins não acadêmicos.

“Experiência de ensino e choque de gerações”, foi o tema ministrado pela psicóloga Cláudia Kami Bastos Oshiro, professora do departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Ela compartilhou experiências vivenciadas dentro da própria disciplina. A resistência que encontrou nesse processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Segundo ela, às vezes eles se queixam de muita pressão educacional, disse.

A professora Soely Polidoro falou sobre a “Auto Regulação de Aprendizagem na Universidade: papel dos estudantes e dos professores na sua promoção. “Os alunos não se preparam, mentalmente, para o tema que será abordado em aula e nem fazem planejamentos para execução dessa tarefa ou do processo de aprendizagem”, explicou a pesquisadora. Ela apresentou técnicas de como abordar esse tipo de assunto para conquistar essa forma de auto relação.

O professor Wander encerrou as atividades com os principais informes da Coordenadoria de Graduação. O coordenador destacou, ainda, o esforço da área para fazer com que os alunos tenham maior envolvimento nos assuntos e decisões da faculdade. Falou, também, do edital de ensino, que culminou na compra de uma impressora 3D. Lembrando que, parte da verba serádisponibilizada diretoria.

- Atividades para os alunos

Para os alunos, as atividades tiveram início com a abertura do Professor Roberto Marcondes Martins, Coordenador Associada da Coordenadoria de Graduação, no salão nobre. Tiveram palestra com a nutricionais Rose Sakamoto, que ministrou a palestra: A Influência da nutrição no processo de estudo”. Entre os tópicos abordados, estavam o quanto a nutrição impacta e influencia no processo de estudo e os efeito da alimentação na saúde bucal do paciente.

Como nos anos anteriores, a Colgate falou sobre o “Programa Colgate Futuro Profissional – montando meu consultório”.

O Cirurgião Dentista Ricardo Lenzi encerrou a reunião falando de “Empreendedorismo, marketing de atendimento e relacionamento no consultório odontológico”.  Ele abordou os problemas enfrentados no dia a dia do profissional, realidade que os alunos vão encontrar quando estiverem praticando à clínica.

Galeria de Imagens