Imprimir esta página
Segunda, 12 Novembro 2018 16:56

O mestre que nunca poupou esforços na educação dos pequenos

Escrito por

Prof. Dr. Miguel Morano Junior dá nome à sala do Pibic EM

dsc 5109Os alunos do Programa de Iniciação Cientifica no Ensino Médio (Pibic EM), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, promoveram uma cerimônia em comemoração aos 80 anos do Prof. Dr. Miguel Morano Junior, realizado no dia 3 de novembro e lembrado no dia 7. Na oportunidade, foi descerrada uma placa da sala do Pibic EM, que recebeu o nome do professor. A cerimônia aconteceu na área de Laser da Asfop - Césarino Torres  - e contou com a presença dos ex-alunos do Pibic EM, dos familiares, dos docentes e dos funcionários. A cerimônia foi abrilhantada pelo ex-aluno David.

O professor Guilherme Elias Pessanha Henriques falou do reconhecimento pelos trabalhos prestados à FOP. Já o coordenador do Campus, Bento José Alves de Moraes, representando a FOP, leu uma carta, na qual agradece ao docente pelo empenho e dedicação à Instituição.

A homenagem do Centro Acadêmico XXI de Abril (CA XXI de Abril), idealizada pelo presidente Gabriel Wilson, veio por meio de uma carta, na qual relata, em detalhes, momentos vivenciados pelo docente no período em que ainda era aluno. O texto é fruto de uma entrevista feita pelas alunas Beatriz Carmona e Larissa Pena ao professor Antônio Bento Alves de Moraes.

“Estar na FOP é uma realidade ímpar. É o reconhecimento de quem sempre fez do magistério um sacerdócio. “Enquanto Deus me der vida, continuarei a me empenhar ao máximo em prol da promoção das pessoas”, disse Morano.

A brilhante carreira teve início com a vinda de Morano para Piracicaba para cursar agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Concomitantemente, trabalhava como técnico de laboratório na FOP.  Ele faz questão de lembrar do apoio recebido pelo servidor Paulo do Amaral, além dos professores José Merzel, Mathias Vitti, Cassio Odnei Garcia Munhoz Guilherme Blumen, aos quais deve toda sua formação tecnológica. Por insistência dos referidos professores, ele prestou vestibular para odontologia e foi aprovado nos primeiros lugares. Os docentes viram, ainda que precocemente, que Miguel tinha um pendor para o magistério.

Ao se formar, foi convidado pelo professor Carlos Henrique Robertson Liberalli, então, diretor, para trabalhar na disciplina de odontopediatria, como docente. Assim, no dia 16 de  julho 1968, passou a fazer parte do quadro docente da Unidade.

Após treze anos, o Ministério da Educação criou a disciplina de Ciências Sociais. Como o docente possuía formação em filosofia e pedagogia, foi chamado pelo professor Andrés José Tumang para se transferir para área de Odontologia Social. Nesse período, foi implantada a área de Educação para Saúde, onde permaneceu até se aposentar, em 4 de julho de 2003.

Contudo, o melhor ainda estava por vir. Em 2006, o professor Francisco Haiter Neto o convidou para assumir a coordenação do Pibic EM, na FOP. “Já estou na 12ª turma e pretendo continuar orientando esses garotos enquanto Deus me der vida”, afirmou.

Galeria de Imagens