Imprimir esta página
Quinta, 22 Novembro 2018 16:00

Curso

Escrito por

Participação de Docente e funcionária da FOP no curso “O papel do servidor e as práticas de direitos humanos na Unicamp”

A professora Adriana de Jesus Soares e a secretária Patrícia Aparecida Tomaz, participaram, representando a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, do curso “O papel do servidor e as práticas de direitos humanos na Unicamp”, oferecido pela Educorp.

51d35e88 9b1f 4c3d b1e2 04686420ff76O encerramento, que aconteceu no dia 9 de novembro, contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Marcelo Knobel, da coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Teresa Atvars, da Diretora da EDUCORP, Mônica Rovigati e da Profa. Dra. Neri Barros, docente responsável pelo curso.

O curso foi oferecido pelo Edital EDUCORP-01/2018, com carga horária de 40 horas, ministradas em 4 horas semanais distribuídas ao longo dos meses de agosto a outubro de 2018. Teve a participação de 37 servidores da Universidade, que em obtendo aprovação satisfatória estarão aptos a atuarem como multiplicadores dos conceitos e métodos associados à cultura de paz em seus locais de trabalho, podendo atuar também como instrutor da EDUCORP.  

A professora Adriana Soares foi a única docente da Unicamp a participar do curso. “O curso Multiplicadores da Cultura da Paz, foi muito importante para minha formação pessoal e profissional. Nós (Soares e Patrícia) representamos a Faculdade e pretendemos realizar seminários, nos quais serão abordados temas variados. Além disso, o intuito é desenvolvermos um projeto aqui na FOP, no qual  planejaremos uma disciplina optativa que trabalhará vários tópicos relacionado a parte de direitos humanos e humanização da comunidade.  O projeto piloto provavelmente terá início no segundo semestre de 2019”, planeja a docente. Adriana acrescentou ainda que o conteúdo do curso será desenvolvido com a participação de docentes, funcionários e alunos.

74e600e7 ac0f 4211 911e bf14c05be794No curso (O papel do servidor e as práticas de direitos humanos na Unicamp), foram abordados vários tópicos relacionados com os direitos humanos, em relação a várias esferas, até porque existe uma preocupação da universidade com a diversidade que virá dos discentes, dado as cotas. O intuito do reitor é preparar as pessoas, docentes e funcionários, para receber, ter um suporte para os discentes e ter uma melhor humanização dentro da universidade. Também pretende trabalhar melhor a ideia de administração dos conflitos, entre docente e discentes e os próprios discentes, sendo que, muitas vezes pode ser minimizado com uma conversa.