Segunda, 26 Novembro 2018 10:34

Palestra

Escrito por

CEP-FOP promove a palestra: “Dignidade Humana: valor e princípio jurídico fundamental”

Palestra, promovida pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-FOP), sobre “Dignidade Humana: valor e princípio jurídico fundamental”, com o Advogado e Professor da ESALQ ANDRES FELIPE THIAGO SELINGARDI GUARDIA, será realizada no dia 12 de dezembro, das 14h às 15h, no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A atividade é gratuita e aberta ao público em geral. Esta palestra não será transmitida ao vivo, nem gravada.

A dignidade do homem não representa um conceito jurídico ou político, mas filosófico. Desde a antiguidade greco-romana o ser humano, sua essência, sua existência, seu agir e sua dignidade denotam o ponto de inflexão entre o Direito e a Filosofia. A acepção filosófica de dignidade compreende a afirmação axiológica do ser-homem, alicerçada no conjunto de prerrogativas que lhe conferem identidade, tornando-o único e irrepetível. Propõe-se, então, a partir das noções de homem e de pessoa, uma breve análise da dignidade do ser humano, valor e princípio jurídico fundamental.

ANDRES FELIPE THIAGO SELINGARDI GUARDIA é Professor Doutor de Direito Aplicado da Universidade de São Paulo, Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), possui mestrado (2008) e doutorado (2012) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Direito e Filosofia, com ênfase em Direito Aplicado, Proteção de Dados/Tecnologias da Informação e Comunicação, Teoria Geral do Direito e Ética.

Mais sobre o palestrante:

Lançamento de livro sobre proteção de dados: http://www4.esalq.usp.br/banco-de-noticias/docente-lan%C3%A7a-publica%C3%A7%C3%A3o-sobre-teoria-geral-da-prote%C3%A7%C3%A3o-de-dados

Link para o CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1245006299577887

  

No Departamento de Economia da ESALQ USP: http://www.economia.esalq.usp.br/equipe/docentes