Quarta, 19 Dezembro 2018 08:59

FOP NA FEIRA DE CIÊNCIAS NA COMUNIDADE

Escrito por

A Escola deve ser um espaço que permita o pensar, o aprender e o agir. As Feiras de Ciências contribuem para inserir e despertar nos alunos o interesse pelas Ciências, possibilitando que investiguem sobre problemas locais, etc.; permitindo que ampliem seus conhecimentos sobre determinado assunto por meio da pesquisa. Estas Feiras constituem-se em recursos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos. Esse aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno. 

Profa. Dagmar coordenadora do “Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal”, participou com sua equipe, da Feira de Ciências da Escola Municipal Professora Olívia Capranico (bairro Mário Dedini - Piracicaba) com os níveis maternal, pré escolar e anos iniciais do ensino fundamental (6-10 anos) ocorreu no dia 01/12/2018. Os escolares juntos dos professores desenvolveram atividades de diversos temas e, dentre eles, alimentação saudável.  A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – UNICAMP foi convidada a contribuir com este projeto e preparou conteúdos e atividades pedagógicas com intuito de realizar Promoção de Saúde relacionada à alimentação saudável e saúde bucal.

Utilizou-se: Flipchart - para esclarecer que o consumo de açúcar era um dos fatores para desenvolver a cárie; Imagens plastificadas sobre a cárie – que mostravam dentes acometidos pela doença por conta da falta de escovação; Imagens plastificadas sobre alimentos saudáveis e boa higiene bucal – fatores que contribuem para um sorriso saudável; Cartazes expondo a quantidade de açúcar que há em diversos alimentos de consumo comum às crianças – como refrigerantes, bolachas recheadas, pacote de balas, iogurtes, entre outros.

Além dessas atividades referentes a alimentação, foi utilizado também um macro modelo de boca e uma macro escova. Esses materiais orientaram quanto a escovação dos dentes. As crianças receberam orientação de escovação e puderam reproduzir o aprendizado nesses modelos.

Também foram desenvolvidos com alunos do 4º ano desta mesma escola, no decorrer dessa semana, cinco cartazes que ficaram expostos no dia da Feira de Ciências.  Os cartazes referiam-se as seguintes temáticas: Cárie; Gengivite; Uso de Aparelho Ortodôntico; O Perigo do consumo de Cigarros e Álcool para saúde bucal; Os Amigos dos Dentes; Como Escovar os Dentes.

Os materiais ficaram expostos em um stand onde estudantes da FOP se colocaram à disposição de explicar os assuntos e esclarecer dúvidas dos pais e seus filhos.

Foram recebidas cerca de 80 pessoas, contabilizando crianças de três a doze anos, adultos e bebês. As crianças participaram da atividade e se mostraram interessadas na temática. Os pais e cuidadores apreciaram a orientação aos seus filhos e utilizaram do momento para também aprender e esclarecer dúvidas a respeito da higienização bucal das crianças nas diversas faixas etárias.

Ao fim das explicações as crianças receberam um desenho para pintar que listava alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes, hortaliças, grãos e sementes) e jogo educativo a respeito de saúde bucal.