Imprimir esta página
Segunda, 21 Janeiro 2019 14:01

PIBIC/EM - contribuições para uma formação escolar mais abrangente

Escrito por

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC/EM FOP – UNICAMP oferece aos estudantes do ensino médio de escolas públicas de Piracicaba, a oportunidade de desenvolver atividades de Iniciação de Pesquisa Científica, sob a orientação de professores e pesquisadores desta Universidade.

As atividades do Projeto, realizadas de agosto a dezembro de 2018, buscaram ampliar os conhecimentos dos alunos inseridos no programa, oferecendo oportunidades para aprender a conhecer e agir através da pesquisa, exercitando assim sua autonomia para sua transformação individual e social. O ambiente de pesquisa é considerado um dos mais fecundos para a aprendizagem, pois, permite oportunidades de sair dos modelos de ensino centrados na transmissão do conhecimento, para um modelo mais interativo, e profícuo de idéias.  Desta forma, o PIBIC/EM é uma atividade complementar à formação escolar possibilitando o desenvolvimento de habilidades que poderão ser utilizadas tanto no ambiente escolar, quanto na sociedade e na definição de escolhas profissionais.

Os alunos do projeto da Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz, com a colaboração da pesquisadora colaboradora Dra. Beatriz Cristina de Freitas participaram de atividades teóricas e práticas, e vários assuntos foram abordados ao longo do primeiro semestre do projeto PICIC/EM 2018-2019, dentre eles: a importância de se compreender o que é Ciência e Pseudociência, além de questões inerentes à pesquisa científica.

Outras questões mais específicas também foram abordadas no período, como: a saúde bucal do idoso, da criança e do adolescente, da pessoa deficiente, da gestante. A Influência dos açúcares e refrigerantes na saúde bucal e na alimentação, primeiros socorros e trauma dental, alterações e malformações buco – faciais, cárie, doença periodontal, escovação e flúor dentre vários outros. Os alunos também realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre temas de seus interesses, os quais foram apresentados em seminário realizado em dezembro de 2018, com a participação dos alunos de graduação bolsistas (SAE, PIBIC, etc.) e de pós-graduação da Profa. Dagmar. Os temas apresentados pelos alunos discutiram: a nutrição e neurociência cognitiva, impacto da obesidade na saúde geral e bucal, lesões buco - faciais em praticantes de artes marciais, impacto dos agrotóxicos na saúde, a odontologia na prevenção da endocardite bacteriana, saúde mental na adolescência, amamentação e a microbiologia bucal.

Além dessas atividades, o Projeto também permite estimular a integração entre alunos do ensino médio vinculados ao PIBIC/EM, alunos de graduação participantes de Programas de Iniciação Científica envolvidos em projetos de pesquisa e alunos de pós-graduação. Ações articuladas ensino-serviço também contribuem para uma formação mais integral dos alunos de graduação, além da promoção da cidadania e estímulo ao empoderamento social.

Os alunos participaram do Projeto Interinstitucional FOP/UNIMED, com visitas semanais aos setores de pediatria e maternidade, juntamente com alunos de graduação, de pós-graduação, e a pesquisadora colaboradora. Nestas atividades os alunos PIBIC/EM puderam vivenciar na prática as atividades de promoção em saúde bucal desenvolvidas em atividades teóricas, interagindo com os alunos de graduação compreendendo melhor o alcance dessas práticas. Essas ações também permitiram ao estudante de graduação uma atuação acadêmica mais abrangente, com um foco mais social do atendimento à população, uma melhor compreensão do alcance das políticas de saúde bucal e do papel do cirurgião-dentista nas diversas práticas da sua profissão.

Várias outras atividades práticas foram realizadas no período, onde os alunos do projeto PIBIC/EM 2018-2019 puderam participar e interagir, como: o Encontro dos Coordenadores e Professores das Escolas Participantes do Programa de Iniciação Cientifica no Ensino Médio onde os alunos do projeto apresentaram a seus coordenadores e professores seus projetos; a Feira de Ciências onde foram apresentados os projetos desenvolvidos entre agosto e dezembro de 2018, o Quartel Aberto ao Público (QAP), atividade junto à comunidade coordenada pela Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz, do departamento de Odontologia Social - da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, para melhoria das condições da saúde bucal da população. Atividade esta que contou com a participação de alunos de graduação, de pós-graduação, do ensino médio, e voluntários. Em dezembro, os participantes do Programa de Iniciação Cientifica no Ensino Médio - PIBIC-EM participaram também do 7º Encontro de Pesquisa e Cultura com entrega de certificados aos trabalhos premiados.

Pode-se observar que este Projeto além de propiciar experiências importantes e o entrosamento temático dos alunos do ensino médio também estimula o pensamento crítico-reflexivo, e habilidades iniciais para um comportamento investigativo, Além de estimular a integração entre graduação e a pós-graduação. Neste caso, o programa contribui não apenas com a carga de conhecimentos e experiências adquiridos pelos graduandos, mas também com a própria pesquisa.

Foto da capa/chamada fpnet

Galeria de Imagens