Quinta, 31 Janeiro 2019 14:23

Pró-Reitoria de Pesquisa

Escrito por

FOP participa do Programa “Ciência & Arte nas Férias”

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participa pela quarta vez consecutiva do Programa “Ciência & Arte nas Férias”. No período de 7 de janeiro a 1º de fevereiro, 8 horas por dia, nove alunos do ensino médio de Piracicaba estiveram na FOP estagiando e conhecendo o que a Unidade oferece a comunidade, sob a supervisão dos professores Luiz Francesquini Junior, da área de Odontologia Legal e Deontologia e Dagmar de Paula Queluz, da área de Orientação Profissional.

O Ciência & Arte nas Férias está em sua 17ª edição sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e vem apresentando resultados que qualificam o programa e os alunos participantes no ingresso ao ensino superior. Um exemplo recente do impacto deste programa pode ser evidenciado pelo percentual de aprovados no Programa de Formação Interdisciplinar Superior - ProFIS, onde aproximadamente 20% dos alunos selecionados haviam participado dos programas de ensino médio administrados pela Pró-reitoria de Pesquisa.

dsc 5676O projeto desenvolvido pelo professor Francesquini Junior leva o título: “Identificação Odonto Legal: pelos dentes, marcas de mordida e rugoscopia palatina” e proporcionou aos alunos conhecimento sobre o que a área desenvolve a respeito de identificação humana, seja por meio do método de datiloscopia -  pelo estudo das papilas dérmicas encontradas nos dedos das mãos; Rugoscopia palatina  - pelo estudo das rugosidades presente na maxila e Queiloscopia – estudo das linhas e ranhuras presentes dos lábios; além do estudo dos caracteres sinaléticos dentários e linha do sorriso – pelo estudo destes dados obtidos ante mortem e post mortem. Ressalta-se que este projeto teve a devida autorização por meio da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da FOP/UNICAMP. Contou com a colaboração de Viviane Ulbricht, Dora Zulema Romero Díaz, Stefany de Lima Gomes, Julia V. Octaviani, Diana M.S. e Couto, Maria C. Cuzzollin e o Prof. Dr. João Sarmento Pereira Neto.

profa dagmar seminario todos 01

Já, o projeto desenvolvido pela professora Dagmar Queluz leva como título: “Oficina de promoção de saúde bucal e experimento para controle da cárie dentária para alunos do ensino médio”. A metodologia é participativa-construtivista, parte do conhecimento prévio para em seguida ir preenchendo as lacunas do conhecimento. Profa Dagmar, junto com seus alunos da graduação e pós-graduação, desenvolveram aulas e oficinas com temas que abordam questões sobre a cárie dentária, nas áreas de: Anatomia, Microbiologia, Bioquímica, Radiologia, Odontologia Social e Preventiva. Durante esse período visitaram os laboratórios de Anatomia e Microbiologia, assim como a Clínica de Radiologia. Através de experimentos e oficinas tiveram acesso a diferentes conteúdos, além de conhecimentos mínimos necessários para promoção e prevenção da cárie dentária. Algumas atividades foram realizadas juntamente com os alunos do PIBIC EM, conta a docente.

Para as alunas Sabrina da Silva Bueno, da Escola Pedro Moraes Cavalcanti e Rafaela Fernandes dos Santos, da Escola Pedro de Mello, durante o período em que estagiaram na FOP, tiveram oportunidade de conhecer e vivenciar o que é um ambiente universitário. “Objetivamos ingressar em uma faculdade na área de saúde”, comentaram. O contato com atividades que visam a identificação humana, despertou um novo olhar de Sabrina para a área de Medicina Legal. “Já tinha como objetivo concorrer a uma vaga no curso de medicina. Porém, não sabia que havia essa especialidade”, disse.