Sexta, 05 Abril 2019 09:56

Destaque

Escrito por
 De esquerda à direita: Doutores Toshinari Mikami, Celeste Sánchez Romero e Ronell Bologna Molina durante visita académica em março de 2018 na Área de Patologia Molecular Estomatológica da UDELAR, Montevidéu, Uruguai. De esquerda à direita: Doutores Toshinari Mikami, Celeste Sánchez Romero e Ronell Bologna Molina durante visita académica em março de 2018 na Área de Patologia Molecular Estomatológica da UDELAR, Montevidéu, Uruguai.

Artigo da FOP ilustra capa da revista “Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology”

capaO artigo científico “Comparison of fatty acid synthase and cyclooxygenase-2 immunoexpression in embryonal, benign, and malignant odontogenic tissues”, foi selecionado para ilustrar a capa da edição de abril de 2019 do periódico estado-unidense “Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology”.

O artigo em questão foi desenvolvido durante o curso de doutorado, no Programa de Pós-graduação em Estomatopatologia da FOP-UNICAMP, da recém egressa Dra. Celeste Sánchez Romero, profissional oriunda do curso de graduação em Odontologia da Universidad Juárez del Estado de Durango (UJED), no México, sob a orientação do Prof. Dr. Oslei Paes de Almeida. Como parte desse projeto, a Dra. Sánchez Romero realizou uma visita acadêmica em março de 2018 na Área de Patologia Molecular Estomatológica da Universidad de la República (UDELAR) em Montevidéu, Uruguai, com Prof. Dr. Ronell Bologna Molina, titular da área, na qual, a partir do mês de maio, se integrará como professora adjunta.

Para a realização do trabalho contou-se com a colaboração internacional de reconhecidos pesquisadores na área de patologia oral como o Prof. Adalberto Mosqueda Taylor (Universidad Autónoma Metropolitana, México) e o Prof. Wilson Delgado Azañero (Universidad Peruana Cayetano Heredia, Perú).

O estudo é o primeiro a analisar em tecidos odontogênicos do desenvolvimento e tumorais, a expressão imuno-histoquímica de duas enzimas: a ácido graxo sintase (FASN) e a ciclooxigenase-2 (COX-2), cuja alta expressão está relacionada com aberrações metabólicas que favorecem eventos pro-tumorais. Os autores concluíram que ambas proteínas podem desenvolver um papel em processos neoplásicos dos tumores odontogênicos, no entanto, estudos adicionais são necessários para aclarar os mecanismos e as implicações clínicas.

O projeto de pesquisa foi desenvolvido com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), código de financiamento 001.