Segunda, 08 Abril 2019 14:45

Especialização

Escrito por

FOP forma a 6a Turma do Curso de Especialização em Odontogeriatria

No último dia 05 de Abril, a FOP/UNICAMP formou a 6a turma do Curso de Especialização em Odontogeriatria. Embora destinada ao atendimento de pacientes idosos, a Odontogeriatria é uma especialidade relativamente recente no país, com cerca de 18 anos, desde o seu reconhecimento, em 2001, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), destaca o coordenador desse curso, o Prof. Dr. Eduardo Hebling, professor associado da FOP/UNICAMP.

Dos atuais 276 especialistas em Odontogeriatria no país inscritos no CFO, cerca de 14% destes foram formados pela FOP/UNICAMP. O orgulho de coordenar esse curso é que ele apresenta um corpo docente altamente qualificado e multidisciplinar, com professores ministradores originários de todos os departamentos dessa faculdade, relata o Prof. Hebling.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos é a faixa etária que mais cresce no Brasil. Da população total por volta de 208 milhões de habitantes, cerca de 14% são considerados idosos (acima de 60 anos). Esses fatos fazem com que os profissionais da saúde e, em especial, o cirurgião dentista, devem estar preparados para uma nova realidade de atendimento. Nos próximos vinte anos, a cada cinco pessoas uma será idosa. Essa é a faixa etária que mais vai crescer no Brasil e no mudo, destaca o Prof. Hebling.