Imprimir esta página
Quinta, 15 Agosto 2019 16:29

Aluna da FOP defende tese com dupla titulação

Escrito por

lrm export 20190720 020722No dia 9 de julho, a tese “Compostos de Amônio Quaternário para prevenção da formação de biofilme oral” foi defendida pela cirurgiã-dentista Mari Miura Sugii do programa de pós-graduação em Clínica Odontológica em cotutela internacional (dupla titulação) entre Unicamp e Universidade de Groningen, Holanda. A aluna se formou na FOP em 2011, ingressou no programa de mestrado em Clínica Odontológica da FOP em 2013 e iniciou o Doutorado em regime de cotutela em 2015. A aluna encerrou o doutoramento sob a orientação compartilhada do professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, da área de Dentística da FOP, e da professora Henny van der Mei, da Universidade de Groningen, Holanda. O projeto também contou com a colaboração e co-orientação dos professores Ubirajara Pereira Rodrigues Filho do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e Prashant Kumar Sharma do departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Groningen.

img 20190710 wa0010A tese de doutorado desenvolvida nos laboratórios de Dentítica da FOP-Unicamp, de química do Instituto de Química de São Carlos -USP e de Engenharia Biomédica da Universidade de Groningen teve seu foco no estudo e desenvolvimentos de compostos sintéticos contendo amônio quaternário, substância conhecida por seu potencial antimicrobiano. A pesquisa concluiu que estes compostos são eficazes contra Streptococcus mutans, espécie cariogênica, e podem ser usados sobre superfícies metálicas evitando a adesão bacteriana. O estudo contribui para o desenvolvimento de materiais antimicrobianos para uso odontológico especialmente em forma de filmes e recobrimentos de superfície.

 A Mari relata que: “Como aluna da FOP desde 2008 sou grata à instituição, aos professores e à Universidade Estadual de Campinas por ter concluído com sucesso este doutoramento. Me sinto imensamente feliz e privilegiada por ter contribuído à pesquisa produzida nesta instituição sob orientação do professor Flávio Aguiar e por ter tido o auxílio da FAPESP enquanto estive no Brasil. Durante os 2 anos em que estive na Holanda tive ajuda da bolsa de estudos Abel Tasman Talent Project da Universidade de Groningen direcionada a estudantes internacionais de alto potencial das áreas de ciências médicas, biomédicas ou farmacêuticas e pude trabalhar ao lado de pesquisadores renomados na área de biofilmes orais. Ser orientada pelos professores Flávio Aguiar, Henny van der Mei, Ubirajara Rodrigues Filho e Prashant Sharma foi uma experiência altamente desafiadora e enriquecedora, visto que cada um tem uma formação distinta e são profundos conhecedores de suas áreas de pesquisa. Além da pesquisa pude experienciar estágios na clínica odontológica da Universidade de Groningen e também participar de disciplinas e cursos de pós-graduação na instituição”.