Segunda, 19 Agosto 2019 16:33

Conabro: dos 9 prêmios oferecidos 7 foram conquistados pelos pós-graduandos da radiologia da FOP

Escrito por

Novamente, a pós-graduação de Radiologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp teve atuação destacada no “XI Congresso da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (Conabro), realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A FOP concorreu com várias faculdades de odontologia do Brasil. Das nove premiações em disputa 7 foram conquistadas pela equipe da FOP, sendo que o principal prêmio – Novos Talentos – ficou com o pós-graduando Rocharles Cavalcante Fontenele, com o trabalho: Efeito da Miliamperagem e da ferramenta de redução de artefatos na magnitude dos artefatos gerados por materiais intrarradiculares na TCFC.

O Conabro contou com a presença de professores e pesquisadores de destaque do Brasil e de diversos países. Os palestrantes abordaram temas de relevância para a melhoria da saúde bucal e do melhor diagnóstico por imagem. O evento teve como propósito mostrar para a comunidade as pesquisas que são feitas nas universidades.

Fontenele disse que ser agraciado com o principal prêmio de um congresso de nível internacional representa o reconhecimento de um trabalho que desenvolve na FOP desde o mestrado e durante o primeiro ano de doutorado. “Essa premiação dá um incentivo para continuar fazendo meu trabalho, que venho desenvolvendo durante esse período, e da mais energia para buscar objetivos maiores. Ano passado consegui ser premiado na categoria apresentação oral e a próxima etapa seria ganhar esse prêmio e consegui.”, conta.

“O destaque da Radiologia da FOP no principal evento da área radiológica no Brasil mostra o quanto a FOP desenvolve pesquisas relevantes para o cenário e o quanto os professores daqui estão empenhados em nos dar os subsídios e conhecimentos necessários para o desenvolvimento das ideias”, relata o pós-doutorando Yuri Nejaim.

Painel Científico:

1º Lugar 
Autora: Mariane Michels 
Coautores: Karina Morais Faria, César Rivera Martínez, Alan Roger dos Santos e Matheus Lima Oliveira
Título: Avaliação da complexidade do osso trabecular de pacientes com mieloma múltiplo por meio da análise da dimensão fractal

2º Lugar 
Autor: Yuri Nejaim
Coautores: Amanda Farias Gomes, Paolo Túlio di Nizo, Deborah Queiroz de Freitas e Francisco Haiter Neto
Título: Avaliação da Resistência a Compressão de diferentes Nanocompósitos de Óxido de Grafeno.

3º Lugar
Autora: Eduarda Helena Leandro do Nascimento
Coautores: Monikelly do Carmo Chagas do Nascimento, Hugo Gaêta-Araujo, Rocharles Cavalcante Fontenele e Deborah Queiroz de Freitas
Título: Configuração dos canais radiculares e sua relação com erros técnicos endodônticos em dentes pré-molares

Tema Livre: 

1º Lugar
Autora: Nicolly Oliveira Santos
Coautores: Hugo Gaêta Araujo, Danieli Moura Brasil, Eduarda Helena Leandro do Nascimento, Christiano de Oliveira Santos.
Título: Influência dos parâmetros de reconstrução da micro tomografia computadorizada nas análises de densidade mineral óssea e dimensão fractal.

2º Lugar
Autora: Amanda Pelegrin Candemil
Coautores: Deborah Queiroz Freitas, Francisco Haiter Neto, Matheus Lima de Oliveira
Título: A distância entre um metal na exomassa e a periferia do campo de visão pode influenciar o comportamento de artefatos de tomografia computadorizada de feixe cônico?

3º Lugar
Autor: Murilo Miranda Viana
Coautores: Avaliação de Implantes dentários mal posicionados - Um estudo por meio da TCFC
Título: Hugo Gaêta-Araujo, Nicolly Oliveira Santos, Matheus Lima Oliveira, Christiano Oliveira Santos

Novos Talentos:

1º Lugar
Autor: Rocharles Cavalcante Fontenele
Coautores: Hugo Gaêta Araujo, Eduarda Helena Leandro do Nascimento, Deborah Queiroz de Freitas, Christiano de Oliveira Santos
Título: Efeito da Miliamperagem e da ferramenta de redução de artefatos na magnitude dos artefatos gerados por materiais intrarradiculares na TCFC.