Imprimir esta página
Quinta, 12 Setembro 2019 09:14

Pós-graduando da área de Patologia recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2019

Escrito por

Renato Assis Machado, aluno da área de Patologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2019, na área de odontologia, pela tese: Suscetibilidade de Variantes Genéticas e Interações Gene-Gene e Gene-Fatores Ambientais na Etiologia das Fissuras Orais Não-Sindrômicas na População Brasileira. O estudo teve orientação do professor Ricardo Della Colletta.

O prêmio CAPES de tese 2019 foi outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2018, selecionadas em cada uma das quarenta e nove áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES nos Programas de Pós-Graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Renato Machado fala da importância da tese ter sido premiada. “É um reconhecimento muito grande do nosso trabalho, principalmente por ser em nível nacional. É muito gratificante e engrandece a nossa Instituição e a linha de pesquisa em fissura oral não-sindrômicas. Contudo, ao longo do tempo tem muita coisa ainda a ser feita para o entendimento da etiologia desta anomalia congênita”, conta.

O trabalho compilou em avaliar os aspectos genéticos das fissuras orais não-sindrômicas (FONS) na população brasileira. Para isso, utilizou resultados de quatro artigos específicos, onde revelam potenciais marcadores genéticos associados às FONS na população brasileira e reforça a importância de considerar interações genéticas na patogênese desta malformação congênita. 

É a segunda vez que um orientado do professor Colletta recebe essa premiação. No Prêmio Capes de Tese 2012, da área de Odontologia, a tese defendida por Carolina Cavalcanti Bitu "Análise da participação dos genes homeobox HOXA1 e HOXB7 em carcinomas espinocelulares orais” também recebeu Menção Honrosa.

O evento de entrega dos prêmios estava previsto para acontecer no dia 12 de dezembro em Brasília-DF, mas devido ao cenário econômico de ajuste das contas públicas, não será realizada a cerimônia.