Imprimir esta página
Quinta, 21 Novembro 2019 10:08

Prof. da FOP é empossado pela Academia Brasileira de Odontologia

Escrito por

A Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), realizou no dia 18 de novembro de 2019, na Casa do Alto, Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ, a comemoração dos 70 anos de fundação da entidade e também a cerimônia de posse dos novos acadêmicos.

Com a presença de 300 convidados, o presidente da AcBO, Mario Groisman e seus diretores, Acadêmica Titular Liana Lima Pinheiro, Acadêmica Titular Flavia Mendonça, Acadêmica Honorária Marcia Nana, Acadêmico Honorário Antônio Marcio Coimbra, Acadêmico Honorário Henrique Cruz, Acadêmica Titular Irani Cabral, Acadêmico Titular Sérgio Sacramento. realizaram a cerimônia de posse dos novos acadêmicos.

O Professor Dr Jaime Aparecido Cury, da área de Bioquímica do Depto de Ciências Fisiológicas da FOP-UNICAMP, tomou posse da cadeira no. 91 da AcBO, cujo patrono é o CD Delsino Magalhães Lustosa.

As solenidades foram coordenadas pelo presidente da AcBO e a mestre de cerimônias, quem também organizou com carinho e competência as solenidades, foi a acadêmica Dra Liana Lima Pinheiro. A madrinha do prof Jaime foi a acadêmica Dra Flávia Mendonça.

Durante o cerimonial da posse, foi lido, pela Dra Liana, um resumo da carreira acadêmica do Prof. Jaime, com destaque para os prêmios e honrarias nacionais e internacionais já recebidas pelo docente da FOP, terminando com o mais importante da vida em termos da realização plena profissional-pessoal: “O Joaquim (neto do Prof. Jaime) se sentiria orgulhoso se aqui estivesse”.

Além dos empossados, a Academia prestou homenagens, com a entrega das medalhas de honra ao mérito aos professores Ermelindo Antonio Radetic e Ernani Abad, e o título de Acadêmico Benemérito ao Dr Placidino Guerrieri Brigagão, pela sua expressiva gestão por 20 anos na presidência da AcBO.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade como o Capitão Antônio Neves (presidente da Academia Militar de Odontologia), Mauro Atholf (presidente da Academia de Odontologia do Rio de Janeiro), Outair Bastazini (representando o CFO), Marcelo Couto, (representando o CRO-RJ), Lidia Protzenko (presidente da Academia Brasileira de Ortopedia dos Maxilares ), Miguel Nobre (ex-presidente do CFOa) e Afonso Rocha (ex-presidente do CRO-RJ).

O Prof. Jaime se considerou honrado e lisonjeado por essa deferência que coroa sua carreira acadêmica científica genuinamente nacional, pois agora ele está legalmente diplomado como Acadêmico da Odontologia Brasileira!

 

Galeria de Imagens