Terça, 26 Novembro 2019 09:16

FOP recebe apresentação do projeto “Viola Brasileira: Um giro no cancioneiro caipira”

Escrito por

Apresentação do projeto “Viola Brasileira: Um giro no cancioneiro caipira” e Mostra dos Pôsteres dos Projetos Contemplados pela 9º Edição do Programa Aluno-Artista em Piracicaba

Pela primeira vez, em 9 anos, todos os campi da Unicamp foram representados nos projetos aprovados do Programa Aluno-Artista. É com este intuito que o SAE promove a apresentação do projeto “Viola Brasileira: Um giro no cancioneiro caipira”, no dia 28 de novembro, às 12h, no Restaurante Universitário da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, levando o aluno Átila Ramirez da Silva, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Faculdade de Tecnologia, de Limeira, e proponente deste projeto, para mostrar aos alunos da FOP, o trabalho desenvolvido com viola e violão.

Segundo Átila Ramirez da Silva, “a música caipira é um dos gêneros mais tradicionais da música popular brasileira. Suas temáticas são reveladoras de uma funcionalidade social que servem como ferramenta de denúncia e crítica a processos de exclusão e opressão social”.  O projeto “Viola Brasileira: Um giro no cancioneiro caipira” faz uma breve descrição do universo dos causos, das canções e suas misturas com outros gêneros, focalizando sua potencialidade no campo dos estudos sobre identidade.

O Programa Aluno-Artista foi criado em maio de 2010 pela Comissão de Ação Cultural da Reitoria da UNICAMP com o objetivo de ampliar ações de incentivo à arte e à cultura nos campi da UNICAMP. Esse Programa foi instituído pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Marcelo Knobel, na gestão do Reitor Fernando Ferreira Costa, e agora já está na sua 9ª edição. Além da apresentação musical, no dia 28 de novembro, também será possível ver os pôsteres referentes aos 15 projetos aprovados em 2019.

Acreditamos que este evento servirá de incentivo, aos alunos destes campi, para apresentarem propostas e desenvolverem projetos de arte e cultura. Assim, quem tiver algum projeto artístico, pode começar a se planejar, para se inscrever em abril de 2020, para concorrer na 10ª. edição, recebendo uma bolsa artística do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) por 6 meses, assim como um recurso financeiro para o desenvolvimento do projeto.