Segunda, 16 Dezembro 2019 10:29

Pesquisa da área de Patologia estampa capa do periódico “Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology”

Escrito por

img 3755 01

O trabalho do pós-doutorando da área de Patologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) Unicamp, professor Felipe Paiva Fonseca, estampou a capa do periódico científico “Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology”, edição de dezembro de 2019, considerado um dos periódicos de maior prestígio na área de patologia oral, sendo o veículo oficial da Sociedade Americana de Patologia Oral e da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, recebendo grande destaque ao ser utilizado como matéria de capa deste mês. O estudo teve supervisão do professor Pablo Agustin Vargas. O trabalho contou com financiamento da FAPESP e da CAPES.

 “Neste trabalho, nós buscamos identificar novas proteínas que pudessem contribuir no diagnóstico de dois tumores malignos que afetam as glândulas salivares (carcinoma adenoide cístico e adenocarcinoma polimorfo)”, disse o Fonseca. Os pesquisadores observaram que utilizando técnicas de proteômica é possível diferenciar as duas doenças, e ao contribuir com o diagnóstico destas neoplasias malignas, os resultados poderão contribuir para o tratamento dos pacientes afetados por estas doenças.

 “Ter nosso artigo publicado na capa do periódico é motivo de grande felicidade já que isto demonstra que realizamos um trabalho de grande mérito científico. Este estudo teve contribuição de outros grupos nacionais incluindo colegas da UFRGS, UFPA, FCM-UNICAMP e LNBio/CNPEM, e do Prof. Willie F. P. van Heerden da University of Pretoria (África do Sul), explicou o pesquisador.