Terça, 17 Dezembro 2019 13:42

FOP sediou 2ª reunião de colaboração científica entre Brasil-Noruega-EUA

Escrito por

foto matéria 1A FOP-UNICAMP sediou entre os dias 3 e 6 de Dezembro de 2019 a 2ª Reunião Anual do RESISPART, um consórcio Norueguês-Brasileiro-Americano entre a Universidade de Oslo (UiO), a Universidade de Campinas (UNICAMP - Área de Cariologia do PPG-O da FOP) e a Universidade de Illinois em Chicago (UIC), com o Forsyth Institute e o J. Craig Venter Institute como participantes. Juntas, as instituições desenvolvem o projeto “Enhancing world-class research and education in biofilm and antibiotic resistance by strengthening cooperation between Norway-Brazil-USA”, apoiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega.

foto matéria 2Durante a reunião 18 pesquisadores da Noruega e dos Estados Unidos, entre professores, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação, desenvolveram atividades juntamente com os professores e alunos de graduação e pós-graduação da Área de Cariologia da FOP-UNICAMP. Na reunião, entre os dia 3 a 5 de Dezembro, os alunos e pós-doutorandos realizaram atividade de PBL (problem-based learning) baseada em resumos de trabalhos realizados pelo grupo. Participaram como facilitadores da atividade o Prof. Donald Morrison da UIC, a Profa. Fernanda Petersen da UiO, o Prof. Michael Federle da UIC e o Prof. Pedro Ricomini da FOP-UNICAMP. Em acréscimo, foi realizado um workshop de Bioinformática com o Prof. Tsute Chen do Forsyth Institute.

foto matéria 3No dia 6 de Dezembro foi realizado o RESISPART Symposium - Antimicrobial resistance: challenges and novel approaches inspired by oral research (www.fop.unicamp.br/resispart), o qual abordou temas sobre Microbioma Oral, Biofilme e Resistência Antimicrobiana. Palestraram no simpósio professores e pós-doutorandos participantes do RESISPART, e também os professores convidados, Prof. Cassiano Rösing da UFRGS e Prof. Renato Casarin da FOP-UNICAMP. O evento foi aberto a toda comunidade científica e contou com a participação de mais de 180 participantes da FOP e instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.

Como atividades em paralelo, o Prof. Amer Sehic , vice-diretor da Faculdade de Odontologia da UiO, e o Dr. Hans-Christian Åsheim, chefe do Instituto de Biologia Oral da UiO, fizeram visita ao campus de Campinas da UNICAMP, se reunindo com representantes do DERI e das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação. Na FOP, os representantes da UiO se encontram com o diretor da FOP, Prof. Francisco Haiter, e vice-diretor, Prof. Flávio Aguiar, bem como outros docentes da instituição. Com o objetivo de discutir possibilidades de intercâmbio de alunos entre as instituições, no período da tarde, os representantes da UiO fizeram uma apresentação sobre a Universidade Norueguesa. A Profa. Fernanda Klein e o Prof. Flávio Aguiar fizeram uma apresentação sobre a FOP. Em seguida, o Prof. Italo Delalíbera Jr da ESALQ-USP, apresentou sua experiencia na coordenação de colaborações institucionais com universidades da Noruega. Participou também da atividade o Prof. Celso Morooka, representando o DERI. A Profa. Cinthia Tabchoury coordenou as discussões sobre o intercâmbio de alunos.

foto matéria 5 01Após as atividades na FOP-UNICAMP, os participantes do RESISPART se reuniram no Recanto Alvorada Eco Resort entre os dias 7 e 9 de Dezembro com o objetivo de discutir o planejamento do projeto que está sendo desenvolvido em colaboração entre as instituições. Durante este encontro, o aluno de graduação da FOP Leonardo Pagotto, bem como outros intercambistas, realizaram apresentações sobre a experiência internacional durante estágio no exterior. Durante a reunião do grupo foi também apresentado o planejamento do próximo encontro anual do grupo na Universidade de Oslo.

Os professores da Área de Cariologia do PPG-O da FOP-UNICAMP, Prof. Jaime Cury, Profa. Altair Del Bel Cury, Profa. Cinthia Tabchoury e Prof. Pedro Ricomini agradecem a todos que participaram na organização e nas atividades da 2ª Reunião Anual do RESISPART.

Links de páginas da FOPNET com notícias relacionadas ao projeto RESISPART:

https://www.fop.unicamp.br/index.php/pt-br/atendimento/1989.html

https://www.fop.unicamp.br/index.php/pt-br/atendimento/2108

https://www.fop.unicamp.br/index.php/pt-br/component/k2/2280.html

https://www.fop.unicamp.br/index.php/pt-br/component/k2/2443.html

 

Links externos de páginas da UiO relacionadas ao projeto RESISPART:

https://www.odont.uio.no/english/about/news/2018/kicked-off-international-collaboration

https://today.uic.edu/international-project-brings-researchers-together-to-study-microbial-resistance-to-antibiotics

https://www.odont.uio.no/iob/english/research/groups/antibiotic-resistance/research-and-education-in-biofilm-and-antibiotic-r/index.html

https://www.odont.uio.no/english/about/news/2019/never-seen-this-much-snow.html