Terça, 21 Janeiro 2020 14:03

FOP recebe visita de pesquisadora alemã

Escrito por

dsc 9756A pesquisadora Dra. Sarah Al-Maawi, coordenadora científica do laboratório Frankfurt Orofacial Regenerative Medicine do Department for Oral, Cranio-Maxillofacial and Facial Plastic Surgery no Johann Wolfgang Goethe University in Frankfurt, na Alemanha, esteve na última semana em visita técnica na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp).

A visita faz parte do projeto “Biofunctionalization of surfaces for medical and dental applications”, coordenado pelo Prof. Dr. Flavio Henrique Baggio Aguiar da área de Dentística da FOP/Unicamp. Este projeto integra o programa PROBAL que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo German Academic Exchange Service (DAAD), com recursos do German Federal Ministry of Education and Research (BMBF) e visa fomentar o intercâmbio de cientistas e alunos de pós-graduação brasileiros e alemães, em instituições de pesquisa no Estado de São Paulo ou na Alemanha.

O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de biomateriais e tratamentos de superfícies metálicas e poliméricas de maior desempenho clínico para a diminuição do tempo de recuperação de pacientes submetidos a cirurgias de origem traumática ou reabilitadora, como as que acidentados e pacientes com câncer em cabeça e pescoço são submetidos.

A participação do IFAM, coordenado pelo Prof. Dr. Shahram Ghanaati contribuirá para o estudo das interações de celulares in vivo induzidas nos pacientes e suas consequências no processo de regeneração tecidual de cicatrização de feridas, regeneração de tecidos e de terapia oncológica em combinação com biomateriais, assim como, desenvolver conceitos de engenharia de tecidos clinicamente aplicáveis para melhorar a regeneração de tecidos em pacientes que sofrem de perda de tecido na área da cabeça e pescoço devido a câncer, trauma ou outras doenças.

Também fazem parte deste projeto o IFAM (Fraunhofer Institute for Manufacturing and Advanced Materials), (Bremen, Germany) e o Instituto de Química São Carlos da USP, coordenados respectivamente pelos pesquisadores Dr. Klaus Rischka e Prof. Dr. Ubirajara Rodrigues-Filho, que atuam na área de desenvolvimento de biomateriais e tratamento de superfícies.