Quarta, 19 Fevereiro 2020 14:41

Fausto recebe homenagem pela 100a orientação de tese

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp homenageou o professor Fausto Bérzin pela 100a defesa de dissertação/tese, em sua orientação, na manhã do dia 18 de fevereiro de 2020. O trabalho: Avaliação Dinamométrica e Eletromiográfica dos Músculos do Core em Praticantes e Não Praticantes de Pilates, foi desenvolvido pela aluna Ana Carolina Panhan.

Estiveram presente amigos e familiares do homenageado e da aluna Ana Carolina Panhan. Em seu discurso, Berzin lembrou da importância da esposa em sua carreira.

A mesa de honra foi composta pelo diretor, professor Francisco Haiter Neto; pelo homenageado, professor Fausto Bérzin; pela coordenadora do PPG-Biologia Buco Dental, professora Ana Paula de Souza, na oportunidade, representando a coordenadora da Comissão de Pós-Graduação, professora Karina Ruiz e pelo professor Sérgio Roberto Peres Line, representando a chefe do departamento de Biociências, professora Fernanda Klein Marconedes.

O estudo realizou avaliações biomecânicas e eletromiográficas dos músculos do core em mulheres praticantes e não praticantes do método Pilates. Os resultados obtidos mostraram que os exercícios de Pilates ativam os músculos do core e aumentam a eficiência neuromuscular de mulheres praticantes do método, e como consequência disso, podem melhorar a estabilidade da coluna vertebral, sendo a mesma necessária para a realização de todos os movimentos corporais, do mais simples ao mais complexo.

A banca foi composta pelos professores: Fausto Bérzin (presidente), Cristina E. Erika Müller, Audrei Fortunato Miquelote, Fábio Teixeira Cardoso de Carvalho e Vinícius Cobos Stefanelli.