Terça, 11 Agosto 2020 21:14

FOP-UNICAMP recruta voluntários para participar de pesquisa

Escrito por

A professora da área de Prótese Dentária, Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recruta voluntários para participar de pesquisa sobre coronavirus.

Trata-se de uma pesquisa que propõe verificar, em âmbito nacional, o medo da COVID-19 e os efeitos das medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia sobre a prevalência de transtornos mentais em termos de estresse emocional, ansiedade e depressão em indivíduos idosos. Em acréscimo, a qualidade do sono e a necessidade de atendimento odontológico dos idosos durante o período pandêmico também serão avaliados.

Os voluntários serão selecionados a participar da pesquisa por meio digital (mídias digitais), segundo os seguintes critérios de inclusão: (1) 60 anos ou mais de idade, (2) ser brasileiro, e (3) possuir acesso à internet. Para aqueles idosos que precisam de ajuda para o preenchimento online do formulário, algum familiar ou acompanhante pode ajudar, desde que o idoso responda a todas as questões. Todos os voluntários que aceitarem participar da pesquisa estarão assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que poderá ser baixado em formato PDF diretamente do site. O link para participação é: https://cutt.ly/idososecovid19, que direcionará o voluntário diretamente ao formulário da pesquisa. Este formulário leva, em média, 15 minutos para ser preenchido e finalizado.

Qualquer dúvida a respeito da pesquisa, poderá ser enviado ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações poderão também ser encontradas no Instagram, com a página @covidpesquisabrasil. A coordenadora da pesquisa é a professora Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia e conta com a participação das alunas Ingrid Andrade Meira, Lorena Tavares Gama, Talita Malini Carletti, Mariana Marinho Davino de Medeiros, e do professor Yuri Wanderley Cavalcanti, da Universidade Federal da Paraíba.