Imprimir esta página
Quarta, 28 Outubro 2020 11:56

Uniodonto Piracicaba realiza Semana de Prevenção ao Câncer de Boca 

Escrito por
 

Uniodonto Piracicaba realizará, de 1° a 8 de novembro, a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal. As ações se concentrarão no esclarecimento sobre este mau cuja estimativa prevê mais de 15 mil casos no Brasil em 2020. As ações ocorrerão essencialmente através das mídias digitais da Uniodontocom lives no Instagram e orientações diárias em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.  

Para o presidente da Uniodonto, Cláudio Zambello, a iniciativa é pioneira e segue a lei federal 13.230, sancionada em 2015, que prevê a realização de ações de prevenção ao câncer na primeira semana de novembro. Zambello lembra que ações como esta estimulam a prevenção e orientação sobre o câncer de boca, tumor que mais atinge o sexo masculino com 11 mil novos casos ao ano e 4 mil entre as mulheres. A taxa de mortalidade, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, é de 6.455 casos conforme relatório de 2018. 

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é realizada pela Uniodonto Piracicaba que, desde 1999, organiza palestras e avaliações, além de encaminhamentos para exames de câncer de boca, principalmente com ações comunitárias desenvolvidas na cidade e municípios vizinhos. Para isso, a cooperativa dotou um consultório odontológico numa Van, denominada Unidade Móvel Odontológica, realizando exames gratuitos em empresas, praças, centros comunitários e áreas de concentração social. Devido à pandemia, as ações presenciais não serão realizadas desta vez. 

A Semana conta com apoio do Orocentro da FOP/Unicamp, Fundação Ilumina e Associação dos Dentistas (APCD-Piracicaba). 

Como esclarecimento, serão realizadas lives pelo perfil da Uniodonto Piracicaba (@uniodontopiracicaba), sendo a abertura oficial na terça-feira, dia 3, às 15 horas, com palavras de Cláudio Zambello, presidente da cooperativa, seguido pela cirurgiã-dentista Silvia Paparotto Lopes que abordará o tema “Ações para prevenção do câncer de boca”. Na quarta-feira, dia 4, às 17 horas, haverá uma live com o professor Márcio Ajudarte Lopes, coordenador do Orocentro, falando sobre “As ações na orientação e diagnóstico do câncer bucal”. A série de lives será encerrada na quinta, dia 5, com a participação da médica Adriana Brasil, presidente do conselho administrativo da Fundação Ilumina, que discorrerá sobre “Projetos contínuos que salvam vidas orientando sobre o câncer”, às 15 horas.