Terça, 10 Novembro 2020 09:09

Câmara de Vereadores presta homenagem a docente da FOP

Escrito por

Na manhã dessa quarta-feira (11), no salão nobre Plínio Alves de Moraes, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi realizado uma cerimônia em homenagem ao professor Miguel Morano Júnior, pelos trabalhos desenvolvidos junto ao Pibic-EM, na qual recebeu a Medalha de Mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Vereadores de Piracicaba. A honraria é considerada um dos reconhecimentos mais importante da casa. A FOP também recebeu moção de aplausos por tornar possível a realização do projeto. Essa é uma propositura do vereador Pedro Kawai.

Para o diretor associado, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, a homenagem demonstra o reconhecimento por toda dedicação do professor Morano. “Embora aposentado, com 82 anos, ele ainda se dedica todos os dias a vir a faculdade para desenvolver vários projetos, entre eles, o de ensino médio, Pibic-EM. O projeto proporciona contato dos alunos com a universidade e também serve para aprimorar sua educação”, disse. Segundo ele, o Pibic-EM é um projeto sensacional e só funciona graças a todo esforço do professor Miguel. “Esse é o legado que ele deixa para todos nós que somos jovens, que fomos alunos dele. O legado de trabalhar com entusiasmo, dedicação, para que novos projetos como esse sejam desenvolvidos”.

O autor da propositura, vereador Pedro Kawai, disse que o empenho, dedicação e o olhar diferenciado do professor Miguel para com os jovens, principalmente da rede pública, foi o principal motivo que o levou a solicitar a homenagem. “Acredito que a universidade abrindo as portas para a comunidade, aderindo a iniciação científica, é uma oportunidade ímpar, principalmente, para o ensino médio, de conhecer uma universidade. Isso são valores que eles levarão para o resto da vida. Independente de seguir a carreira ou não”, relata.

Gratidão, responsabilidade e esperança. Assim, o professor Miguel Morano resume sua trajetória. Ele faz questão de destacar que o reconhecimento do seu trabalho é a motivação para continuar.

Um pouco da trajetória do docente: Em um primeiro momento, quando da criação da disciplina de Educação para a Saúde, houve a necessidade de se instalar um local para que fosse possível as crianças realizarem a higiene bucal antes do atendimento clínico.

Foi então instalado, na atual sala do Cepae, um escovódromo, que posteriormente foi modernizado e colocado dentro da Clínica de Graduação.

Quando da existência da sala com escovódromo, foi instalada uma televisão, a qual, em vários momentos, era utilizada pelos pacientes da odontopediatria. Servia para orientá-los através de atividades lúdicas e de higiene bucal, explica Morano.

Sempre houve a idéia de expandir essas atividades para as escolas de ensino fundamental, como aconteceu, posteriormente, nos projetos: a Maratona de Escovação, a Campanha do Sorriso, o Garoto e a Garota Sorriso, o Dia da Saúde Bucal. Nessa ocasião, as escolas participantes dos programas visitavam a faculdade em uma tarde festiva. Nessa oportunidade, apresentavam os trabalhos desenvolvidos, orientados pelos alunos do então quarto ano, que cursavam a disciplina de Educação e Saúde, competição entre as escolas – referente à saúde bucal.

Com isso, foi possível implantar nas referidas escolas a escovação dental, após a merenda, sendo que algumas criaram seu próprio escovódramo. Desta forma, com a ação sistêmica do flúor, houve a redução do índice de cárie na cidade.